Cientistas encontram a sonda ‘Beagle 2’ intacta após uma década a seu desaparecimento

beagle2Quando o veículo espacial britânico Beagle 2 se ejetou com sucesso do Mars Express, no dia 19 de Dezembro de 2003, cientistas esperavam obter informação sobre o terreno do Planeta Vermelho no dia de Natal. Infelizmente, nenhum contato foi recebido. Acreditando que a sonda teria sido destruída devido a um alto impacto com o solo, a equipe do Reino Unido, responsável pela sonda, abandonou o projeto, mudando os planos em procura de sinais de vida em Marte. Levou mais de 11 anos, mas agora finalmente há boas notícias para relatar: Beagle 2 foi encontrada intacta na superfície do planeta.

O que podemos dizer hoje, com confiança, é que Beagle 2 não está mais perdida“, diz o dr. David Parker, CEO da Agência Espacial do Reino Unido. Parker diz que três imagens capturadas pela Hi-RISE, veículo espacial da NASA, providenciaram evidências suficientes que a sonda estava “descansando sobre a superfície” e que elas eram “consistentes com Beagle 2 ter pousado com sucesso em Marte, mas somente funcionando parcialmente”

Beagle 2 foi designado com inúmeras “pétalas” que desenrolariam a ponto de revelar uma série de painéis solares e instrumentos. Esses painéis alimentam o equipamento onboard, mas também abrigam equipamentos de rádio para poderem se comunicar com os cientistas na Terra. Acreditam que devido a um mal funcionamento ou um pouso mais pesado do que o esperado, o sistema não foi ativado completamente, o que fez com que suas respostas se resumissem a telas escuras.

Então enquanto Beagle 2 não cumpre sua missão em Marte, cientistas serão aplaudidos pelo fato de sua expedição ter parcialmente sido um sucesso. É uma pena que o professor Colin “Muttonchops” Pillinger, o investigador principal por trás do projeto ter falecido ano passado, e não poder ver a sonda.

Fonte: EnGadget