Virgin Galactic pretende lançar mais de 600 satélites de Internet ao espaço!

White_Knight_Two_and_SpaceShipTwo_from_directly_below

Parece que a corrida mundial para fornecer internet ao mundo não tem fim. Desde o Project Loon do Google ao lançamento de Drones para providenciar Internet, agora é a vez da Virgin Galactic entrar no jogo! A Virgin Galactic em parceria com a  gigante de chips móveis Qualcomm estão preparando uma grande entrada nesse mercado.

Em seu estilo discreto de costume, Sir Richard Branson fundador da Virgin Galactic declarou que as duas empresas irão criar “a maior constelação de satélites do mundo”, como os principais financiadores de uma startup chamada Oneweb. A idéia é lançar 648 pequenos satélites em órbita baixa usando o Launcher One, um  programa da Virgin Galactic para trazer telefone e internet para “bilhões de pessoas” em áreas carentes.

Branson calcula que o programa vai “ajudar a fazer … lançamentos freqüentes de satélites (possivelmente) a um custo baixo e com uma maior confiabilidade.” O Launcher One é um foguete é impulsionado a 51 mil pés (15500 KM de altura), a bordo do WhiteKnightTwo (acima), de onde se pode lançar pacotes com menos de 225 KG bem próximos da órbita usando muito menos combustível do que os foguetes convencionais.

Entretanto devido a a recente queda do SpaceShipTwo, que matou um piloto e atrasou seriamente o programa acabou levando  a questões em torno da segurança do programa, embora Branson está convencido de que a empresa tomou todas as precauções necessárias.

Mas o Launch One é muito menos arriscados para os seres humanos, e a oneweb quer usar o conjuntos de satélites para compartilhar internet em todo mundo onde não se tem acesso. Branson disse que o empreendimento irá manter a Virgin Galactic ocupada com a “maior encomenda de satélites do mundo”, acrescentando que” a empresa terá lançado mais satélites que atualmente existem no céu.”

Quem sabe isso não acabe dando uma força para as explorações espaciais de uma vez?

Via Engadget