Em desenvolvimento óculos com escurecimento ajustável pelo usuário

eletrocrômicas2

Atualmente, já são comercializados óculos comuns que, dependendo da iluminação, escurecem suas lentes para conferir conforto ao usuário, porém este processo é automático. No Instituto de Tecnologia da Geórgia, nos Estados Unidos, está em desenvolvimento um óculos que pode escurecer a comando do seu usuário, como visto no site Inovação Tecnológica.

Basta poucos segundos para que, sob a vontade do usuário, a lente torne de escura para clara e vice-versa. A tecnologia será de grande auxílio para ciclistas, por exemplo, que transitam rapidamente entre áreas escuras e áreas iluminadas.

Como funciona?

As lentes ajustáveis encontradas no mercado funcionam através de reações químicas nas lentes, em resposta à radiação ultravioleta. Entretanto, não é ajustável e, graças ao ângulo de incidência dos raios, pode acabar tendo um efeito forte ou fraco demais, dependendo da posição do sol e da iluminação resultante, que não é proporcional a esta incidência.

As lentes desenvolvidas na Geórgia contém polímeros eletrocrômicos, que, como o nome sugere, respondem a correntes elétricas, mudando de cor após o estímulo. Os óculos contam com um dispositivo através de qual o usuário poderá controlar a corrente a passar pelas lentes, permitindo o ajuste manual.

A pesquisa é similar a outra realizada pela Universidade de Chicago, apresentada em 2007, também utilizando polímeros eletrocrômicos. Isto indica que a tecnologia pode estar chegando ao comércio em breve.

eletrocrômicas

Faça um você mesmo

É provável que a novidade saia bem caro. Portanto, se você for do tipo aventureiro, que gosta de fazer as coisas você mesmo, você pode criar um efeito de lentes ajustáveis, utilizando dois filtros polarizadores (tipo aqueles de câmeras) para cada olho e um mecanismo simples na armação que faça com que, em cada olho, uma das lentes gire em relação à outra. Dependendo do ângulo entre as duas, menos ou mais luz passará por elas. Um exemplo bacana está na primeira metade do vídeo a seguir.