Sonda espacial Philae prestes a retornar à atividade

Maquette_de_Philae_Cite_de_l_espace_Toulouse
O pousador Philae, instalada no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko no fim de 2014, pode restabelecer seu contato com seu centro de operações, após perdê-lo em apenas um dia após sua aterrissagem. O equipamento, que recebe energia solar, não tem sido suficientemente exposto até recentemente, quando está agora recebendo a luz do Sol. A sonda Rosetta, responsável pelo estudo do cometa ao lado do pousador, irá tentar entrar novamente em contato com Philae entre os dias 12 e 20 de Março.

O pousador recebe pouca energia solar graças ao ciclo do cometa, em qual o dia dura apenas 90 minutos, num dia de aproximadamente 12 horas e 25 minutos.

20141112071504770ap

A operação

A sonda Rosetta e o pousador foram enviados ao cometa em 2004, levando aproximadamente 10 anos para atingir seu destino. Seu objetivo é uma análise da constituição do cometa, em termos de minerais, moléculas, elementos e isótopos. Também incluída na pesquisa está a caracterização das propriedades físicas da superfície e do ambiente magnético do cometa. O objetivo maior destas análises é a compreensão das origens do Sistema Solar, através dos cometas vindos da mesma nebulosa de qual tiveram sua origem o Sol e os planetas. Espera-se que, ao se caracterizar a composição do cometa, possa-se realizar um paralelo com esta nebulosa original. Outra preocupação é com os aminoácidos presentes em cometas, potencialmente responsáveis pela evolução da vida na Terra.

A sonda e o pousador apresentam a mesma função, que é realizar a análise do cometa, porém o pousador conta com a vantagem de estar mais próximo da superfície do objeto (permitindo fotografias de resolução maior) e também o porte de uma broca, permitindo alcançar certa profundidade de terra. No evento de impossibilidade do uso do Philae, a operação será realizada apenas com a sonda.

A próxima etapa da operação é decidir qual será a escala da análise realizada, o que irá depender da energia que o pousador terá disponível para realizar suas atividades.

Via Engadget