DARPA planeja desenvolver sistema para proteção de dados

DARPA Chettah

A DARPA, entidade do Pentágono que lida com pesquisa e tecnologia na área da defesa, está desenvolvendo um programa que seja capaz de proteger a privacidade online do governo e de indivíduos e entidades. O Gerente de Programas da DARPA, John Launchbury, afirma que “a maioria dos consumidores não têm mecanismos eficientes de proteção de seus próprios dados, e as pessoas com quem compartilhamos dados são muitas vezes ineficientes em providenciar uma proteção adequada”.

O programa, chamado de Brandeis, em homenagem ao juiz que foi um dos responsáveis por desenvolver o conceito do direito à privacidade, É provável que a intenção do projeto seja reduzir a ocorrência de ataques cibernéticos sobre o governo. O órgão, entretanto, garante que indivíduos e empresas poderão ser contemplados pela tecnologia a ser desenvolvida.

No comunicado de imprensa da DARPA a respeito do programa, são mencionadas diversas aplicações possíveis do sistema a ser desenvolvido, sugerindo possibilidades de se trabalhar eficientemente com dados privados, sem risco de vazamento. As áreas de medicina, urbanismo e estudos ambientais são citadas.

Espera-se que o projeto seja concluído em quatro anos e meio.

DARPA

A DARPA foi criada em 1958, com o nome de ARPA (Advanced Research Projects Agency), durante a corrida tecnológica entre os EUA e a União Soviética. O órgão trabalhava em defesa e no setor aeroespecial, mas quando o desenvolvimento deste foi realocado à NASA, a ARPA se tornou focada especificamente em defesa, sendo então renomeada para DARPA (como pode imaginar, o D vem de Defesa).

Ao longo de sua história, a ARPA/DARPA esteve envolvida na criação do Transit, primeiro sistema de navegação por satélite e precursor do GPS e no Multics, um sistema de tempo compartilhado cujos conceitos serviram de base para muitos dos sistemas operacionais criados posteriormente (como o UNIX), além de diversos outros sistemas revolucionários. Também deu contribuições para o desenvolvimento da Internet, de sistemas de processamento de sinal e de reconhecimento de voz.

Atualmente, além do programa Brandeis, a DARPA está trabalhando ativamente em sistemas de defesa e na área da robótica.

Via Engadget