Carro novo da Ford pode te impedir de ultrapassar o limite de velocidade

Ford Limit speed

Como noticiado no site oficial da Ford, a companhia desenvolveu um sistema capaz de automaticamente reduzir a velocidade do carro ao passar por uma placa de limite de velocidade.

Pensando nos motoristas que acabam perdendo a linha e não prestam atenção nos limites de velocidade ao longo das estradas, a empresa decidiu introduzir, no novo modelo do Ford S-Max, um elemento que pode atrair motoristas procurando diminuir os gastos com multas, além de aumentar a segurança nas estradas.

O sistema, batizado de Limitador de Velocidade Inteligente, se baseia numa busca de placas pela estradas, através de uma câmera montada no pára-brisas. Ao identificar uma placa com limite de velocidade, o carro reconhece o número inscrito, definindo o limite de velocidade a ser respeitado. O limitador, então, eletronicamente controla a alimentação de combustível, de forma que a velocidade do carro seja controlada a não ultrapassar o limite. O sistema também se ajusta a mudanças nos limites.

O efeito do limitador pode ser suprimido pressionando firmemente o acelerador, em casos onde possa haver esta necessidade. O sistema pode ser ligado ou desligado a qualquer momento pelo motorista.

Parte da comunidade automotiva tem sido cética acerca da eficiência do sistema em diferenciar placas de velocidade e placas de estrada, a utilidade de um sistema de segurança que pode ser ignorado com um pé fundo no acelerador e a potencialidade de causar acidentes pela redução de velocidade fora do controle do motorista. Resta esperar para ver como os novos carros da Ford irão lidar com essas questões.

Ford e a segurança

Não é a primeira vez que a Ford investe em uma tecnologia que monitora os arredores para fins de segurança. Em 2013, a companhia anunciou um sistema de detecção de pedestres, evitando a colisão do carro com pessoas desavisadas, ao enviar avisos e realizar um freio de emergência caso estes avisos não sejam acatados. Esta tecnologia estará presente no novo Ford S-Max junto ao limitador de velocidade.

Via Engadget