Já pensou em ter Visão noturna sem óculos?

Gabriel Licina

Você lembra quando você jogava/joga Counter Strike, existia um equipamento chamado de Night Vision (Visão noturna), ele simula um equipamento real, que como o próprio nome já diz, permite que você enxergue no escuro.

Agora já pensou como seria ter visão noturna sem a necessidade de nenhum equipamento? Um grupo de biohackers americanos afirma ter descoberto uma forma de fazer o olho humano ser capaz de enxergar no escuro! Eles utilizam uma substância análoga à clorofila chamada Chlorin e6 (ou Ce6), encontrada em peixes que vivem em profundidades abissais e que é usada para tratar de cegueira noturna, a dificuldade que algumas pessoas têm de enxergar em locais com luminosidade reduzida.

E isso não é tudo, um dos próprios pesquisadores do Science for the Masses serviu de cobaia para o experimento. Gabriel Lucina recebeu 50 ml de Ce6 no seu saco conjuntival, uma bolsa que fica na parte inferior dos olhos. Essa substância é usada em humanos desde 1960 para diferentes tipos de tratamentos de câncer, além de ser testada em ratos para entender qual seria o efeito da substância na visão dos animais.

Após uma hora em que foi injetado, o efeito começou a surgir. Com o tempo ele começou a reconhecer pessoas entre algumas árvores a 50 metros de distância. Licina conseguiu acertar 100% dos objetos, já o grupo de controle que não estava utilizando a substância somente conseguiu acertar 1/3.

É claro que é necessário mais testes para comprovar o sucesso científico, mas já pode ser considerada uma vitória para os cientistas.

Será que em breve teremos Ciborgues?

Via INFO| Science for The Masses