(Artigo de Opinião) A situação do PlayStation 4 – Marketing e Remasterização

1

Que o PlayStation 4 é um sucesso em vendas, isso é inegável, mas já passando bem a linha de quase 1 ano e meio de vida, o PlayStation 4 realmente se mostrou um console definido para “gamers”, mas não definido como um console em fato como deve ser, mas sim um pseudo PC.

Sabemos que ao contrário de uma empresa com foco único, a Sony é uma grande empresa que contém várias repartições. Alguns setores estão em crise e PlayStation 4 é o que deixa ela realmente constante, pois é justamente no PlayStation 4 que a Sony está de olho e deixando ela ganhar dinheiro.

Street Fighter V -  Jogo será exclusivo PS4 e PC
Street Fighter V – Jogo será exclusivo PS4 e PC

Qual o grande motivo de vendas do PlayStation 4?

As respostas são simples: marketing e jogo da promessa (third e remasterização).
O marketing de PlayStation 4 girou justamente em torno de “gamer”, mas veja que a biblioteca do PlayStation 4 se define como importante com jogos multiplataforma. Já que hoje o custo é alto para se desenvolver e ela vende PlayStation 4 com suas promessas, e com algumas adiadas, qual o motivo dela querer se esforçar e gastar dinheiro com exclusivos? Ela vai lá e chama as thirds que está de boa. Entre ganhar menos com jogos third e nada com abstenção dos exclusivos, ela preferiu o menos de cada um e sorrir com seu marketing. Por isso é um “console” que insisto em chamar de pseudo PC. Justamente pela escassez de jogos exclusivos que usam console, jogos exclusivos únicos e atraentes e para compensar sua biblioteca com exclusivo, utiliza-se das remasterizações para ganhar em cima sem muito esforço, na qual na verdade nem se deve chamar de remasterização, mas sim o famoso “port melhorado“.

O jogo da promessa funciona em mostrar um ou dois exclusivos e poder adiar um deles. Isso facilita para que o jogador tenha a impressão de que o console tem uma quantidade brutal de exclusivos e joga alguns que vão ter também no PC e outros que são meia boca para dizer que tem na biblioteca.

Blodbourne

Mas então, o que compensa para você atualmente?

A resposta é bem simples. Um jogo que você paga R$ 200,00 e é multiplataforma e está sendo um grande forte no PlayStation 4, você monta um PC para jogar melhor e com os jogos mais baratos via Steam. Para fechar o combo, pegar o que considero o único aparelho que faz papel de console: o Wii U. Esse com biblioteca abrangente de jogos exclusivos de peso e com diferencial.