Pokémon Showdown!: Batalhas Pokémon no seu browser

pokemon-showdown

Gosta de Pokémon mas não tem paciência para treinar suas criaturas? É mais atraído ao aspecto competitivo do jogo que à aventura que os jogos proporcionavam em si? Sempre achou Pokémon Stadium mais divertido que a série principal?

Se a resposta a qualquer uma das suas perguntas foi sim, a proposta de Pokémon Showdown! deve interessar você.

Do que se trata?

Showdown!, desenvolvido pelos jogadores competitivos “serious business” da Smogon University, é um simulador de batalhas Pokémon que funciona no seu browser, num programinha para Windows e mesmo no seu Android. A ideia é que você, o jogador, monte a sua equipe de seis bichinhos ali mesmo e use para combater outros usuários ao redor do mundo, em partidas que imitam um pouco o estilo dos jogos. O objetivo do aplicativo é testar equipes e estratégias para usar no metagame principal dos jogos.

showdown1
Tela principal do Showdown no browser (com o chat fechado)

O grande barato é que Showdown! dispensa as etapas de treinamento, deixando o jogador escolher o Pokémon com quaisquer características que poderia vir a ter nos jogos, e utilizá-los contra outros usuários, tirando total proveito do robusto sistema de batalhas que a Game Freak (produtora de Pokémon nos portáteis) desenvolveu com os anos. Não é de se espantar que haja quem jogue Showdown! em vez dos jogos da série principal.

A descrição dada ao longo desta postagem é baseada na versão HTML5 do aplicativo.

Como funciona?

Você entra primeiro no assistente de construção de equipes (Teambuilder) e vai adicionando os seis (talvez menos, se quiser por algum motivo) Pokémons, incluindo suas técnicas, habilidades, itens e valores (EV, Nature), e você pode até mesmo dar apelidos aos seus bichos, como nos jogos. O assistente é muito útil, dando descrições breves dos ataques, habilidades e itens disponíveis, embora descrições mais detalhadas precisem de conhecimento anterior ou uma fonte externa (Bulbapedia, Veekun). É até mesmo possível criar Pokémons que seriam impossíveis, com combinações de golpes e habilidades que as espécies não chegam realmente a adquirir; é claro, o uso destes é bem limitado.

Ainda é possível editar seus Pokémons ou sua equipe inteira em um formato de texto, pela opção Import/Export. É comum o uso deste formato em alguns sites, em especial associados à Smogon, permitindo um rápido “copicola” de/para o Showdown!.

Após isto, resta levar sua equipe para uma batalha. Você pode procurar por desafiantes aleatórios, pesquisar pelo nome do jogador ou encontrá-lo em uma das salas de chat que a página oferece. De qualquer forma, são várias as opções de batalha, que serão descritas mais à frente. Quando a batalha começa, os dois jogadores são transportados para uma aba (ainda dentro do aplicativo).

showdown2
Batalha Pokémon em andamento. Sou eu lutando aí!

As batalhas, como um bom simulador, ocorrem da mesma forma que ocorreriam em um jogo real, menos os itens (além dos que os Pokémons carregam). Showdown! não chega exatamente a imitar com fidelidade os visuais, muito embora represente as criaturas combatentes com gifs bacanas retirados da geração XY; por outro lado, oferece um bom auxílio visual da situação da luta, tanto mostrando dados (como aumentos/reduções de velocidade, ataque, defesa, etc ou situações como Light Screen, ou mudanças de tempo, entre outros) de cada lado na batalha quanto providenciando descrições dos ataques disponíveis para o Pokémon atuando do seu lado, ao passar o mouse sobre a técnica, e disponibilizando informações sobre os Pokémons em batalha, quando o cursor estiver sobre o desejado; ele até mesmo oferece informações sobre o oponente, baseado no que você sabe (incluindo os golpes que você já o viu usar, quais as opções de habilidades passivas dele e a sua velocidade máxima).

Showdown3
Dramatização

Regras

Sem dúvidas, o aspecto mais polêmico de Showdown! e da Smogon num todo são as regras utilizadas. Eles operam sobre suas próprias regras, baseado no que a comunidade acredita ser mais saudável para o metagame.

Quando o jogador vai entrar numa batalha, é oferecido uma série de formatos. Os principais são os formatos da Smogon: OU, UU, RU, NU e Ubers. Estes dividem os Pokémons em tiers, isto é, níveis de viabilidade competitiva; Pokémons lendários mais poderosos e outros com vantagens imensas sobre outros fazem parte dos Ubers e, no outro extremo, NU é um formato com apenas Pokémons menos beneficiados por quaisquer motivos. Há ainda outros formatos, como os Random (ambos jogadores recebem uma equipe competitiva aleatória), Little Cup (apenas Pokémons no seu primeiro estágio de evolução são permitidos e no level 5, similar ao campeonato de mesmo nome em Pokémon Stadium 2), PU (um tier não oficial abaixo de NU) e 1v1 (apenas um dos Pokémons da equipe é selecionado para a batalha).

A polêmica se dá por conta dos regulamentos utilizados pela comunidade, com aspectos muito questionados como o banimento completo de qualquer técnica de aumento de evasividade (Double Team e Minimize), bloqueio da técnica Swagger e da habilidade Moody, e a inclusão de certos Pokémons em tiers aparentemente deslocados do que é intuitivamente imaginado, como Articuno estando no tier mais baixo, NU, mesmo com stats bem elevadas.

Felizmente, o simulador oferece o formato utilizado pelos próprios jogos oficiais na Battle Spot, e também apresenta um formato “vale-tudo” (literalmente, Anything Goes), onde pouquíssimas regras estão em voga. Ainda, é possível jogar no modo Custom Game, onde há absolutamente nenhuma regra, e é permitido mesmo o uso de Pokémons com golpes e habilidades impossíveis.

pokemon-showdown
Batalha Pokémon prestes a começar. Será que o exército de Pikaclones poderá deter esse time cheio de lendários?

Temos que pegar?

Showdown! lida apenas com o aspecto competitivo de Pokémon, então você está perdendo todo o aspecto da aventura, das insígnias, do colecionamento de monstrinhos, da mitologia e de todas as etapas de desenvolvimento das suas criaturas, evolução, treinamento, obtenção de técnicas, etc. que os jogos da série te proporcionam. Dito isso, o simulador é um passatempo excelente para quem quer apenas um desafio no âmbito estratégico e competitivo.

Alguns links recomendados para quem deseja aprender sobre a parte de batalhas e/ou o metagame competitivo, auxílio na formação de estratégias:

  • Bulbapedia (informações gerais sobre o jogo e todos os seus aspectos)
  • Veekun (informações gerais, também conta com uma busca muito bacana de Pokémons por características)
  • Smogondex (banco de dados de estratégias e informações resumidas; recomendo evitar se prender muito nas estratégias fornecidas, mas é um excelente ponto de começo)
  • Team Magma Team Builder (mostra grosseiramente o quão preparada a sua equipe está contra os diversos tipos de Pokémon)
  • bReakMyTeam (mostra como a sua equipe se comportaria contra Pokémons mais perigosos no metagame)
  • Pyrotoz’ Pokémon Teambuilder (cria automaticamente uma equipe mais ou menos viável para uso nas batalhas, bom ponto de partida para quem não sabe por onde começar).

E é claro, se você ainda não acessou o site, pode estar fazendo isso clicando aqui!

E aí? Você está preparado para jogar agora?