5 dólares por um mini-computador?

Pi-Zero

Quem é da área, já sabe que a Raspberry costuma ajudar muito quando se trata de um projeto de baixo-custo, mas agora eles foram além. Eles criaram um “mini-computador” por preço de marmita: -literalmente, dependendo de onde você come Cinco dólares!

5 dólares ou 4 euros é tão, mas tão barato, que o Raspberry Pi Zero será presente de natal na The MagPi (revista oficial do Raspberry) no próximo mês; Como um daqueles brindes de plástico que vinha nas revistas da Levelup.

Rapsberry Pi
Ilustração original do Raspberry Pi

O valor não quer dizer que ele conta com componentes mediocres não, o mais novo e menor da brinquedo da Raspberry conta com um processador ARM Broadcom BCM2835 de 1GHz, 512MB de RAM, entrada para microSD e saída de vídeo Mini HDMI.
Muito básico? Bom, se lembrar bem o clássico Raspberry Pi, que mantinha o preço por volta de U$35, o Pi Zero conta com um processamento é 40% mais rápido!

Posso estar sonhando alto aqui, mas há possiblidade do Pi Zero ser uma das chaves para as integrações em 2016. Algum bilionário afim de distribuir para algumas escolas, talvez? 🙂

“Ah Vitor, mas não é bem assim. Instalar um sistema toma tempo e não é muito legal não”

Pois bem, há motivos para que alguns sites estrangeiros chamarem os “Raspberry’s” de mini-computadores. No caso do Pi Zero, ele já vem com um sistema operacional Rapsbian, que tem base no linux Debian; Com ele, você pode por exemplo conectar facilmente o Pi Zero na sua TV e transmitir vídeos em full HD sem problemas. Além disso, ele conta com uns apps básicos como Scracth, Minecraft e Sonic Pi.

Para adquirir o Pi Zero no entanto, você precisa importar de lojas conhecidas pelo Raspberry no Reino Unido como a PiMoroni, Microcenter, Adafruit e ThePiHut; ou esperar um pouquinho até que o mercado nacional comece a revender como já acontece com o Pi “comum”.

Aqui, o CEO da Raspberry, Eben Upton fala um pouco sobre o dispositivo(inglês):

Introdução do PIZERO por Raspberry Pi Foundation no Vimeo.

Você também pode ver um review mais técnico sobre o PiZero -também em inglês- nesse canal.

Enfim, eu pretendo comprar 3 para mim mesmo de natal 😀
E você, acha que o Pi Zero pode lhe servir em algum projeto?