Universo Game Of Thrones #01: Casas de Westeros

GOT

Essa é a primeira matéria de um novo projeto que o Recanto do Dragão está fazendo. As matérias que virão a seguir, você irá conhecer mais sobre o universo dos livros\série de Game of Thrones. Então vamos começar falando sobre as casas de Westeros.

As Crônicas de Gelo e Fogo é uma serie de livros fantasiosos norte-americanos que teve inicio no lançamento no primeiro livro da serie, A Guerra dos Tronos, em 6 de agosto de 1996,  pelo escritor norte-americano George R.R Martin.

Map_got

A historia se passa no chamado O Mundo Conhecido; que é constituído por três continentes (sendo nenhum explorado completamente), sendo esses continentes:

Westeros: este território pode ser divido principalmente em ao norte da Muralha e ao sul da Muralha; sendo o Norte um lugar pouco explorado e com um clima inapropriado para a vida humana, chegando a temperaturas muito abaixo de 0o no verão; já o sul é o lugar onde tem o principal foco da historia narrada, conhecido como Sete Reinos, que atualmente é apenas um reino governado pelo rei Robert I Baratheon (início do primeiro livro).

Essos: continente conhecido principalmente pelo império de Velha Ghis e pelo grande domínio da cidade franca de Valiria, conhecido pela sua ampla conquista e pelo seu domínio em dragões; e também pelo possível surgimento dos humanos nestas terras. Atualmente o continente e famoso pelas Cidades livres (Lorath, Norvos, Qohor, Myr, Lys, Tyrosh, Pentos, Volantis e Bravos) pela obscura e misteriosa cidade de Asshai da Sombra.

Sothoros: uma imensa extensão territorial não mapeada por completo, muito selvagem e insalubre. Os únicos habitantes atuais desta terra são os Homens Tigrados (homens de ossos largos, músculos maciços e uma pele tigrada em padrões de marrom e branco); seus possíveis ancestrais deixaram apenas uma prova de sua existência, a ruína de Yeen (uma grande ruína construída em blocos de rocha negra, considerada por muitos amaldiçoada).

As casas de Westeros

wallhaven-97809

Nas Crônicas de Gelo e Fogo, a historia tem seu foco nas intrigas ocasionadas pelas principais casas de Westeros, sendo elas:

Stark: A família de senhores que comandam o Norte a milhares de anos, desde os tempos dos Reis do Inverno (Reis do Norte), tendo início com Brandon I O Construtor (relatos dizem que tiveram mais de um Brandon O Construtor). Tendo como sede o castelo de Winterfell.

Casas vassalas: Glover, Ryswell, Manderly, Dustin, Bolton, Tallhart, Reed, Umber, Karstark, Hornwood e Mormont.

Lema: The winter is coming (O inverno está chegando)

Lannister: A casa extremamente rica e poderosa, sendo dona atualmente de Rochedo Casterly (antes pertencente aos Casterly). Sendo uma casa descendente direta de reis, os Lannister tiveram grande importância na história do reino (um bom exemplo é o fato deles terem abrigado por um tempo o rei Maegor I, O Cruel em seus aposentos enquanto ele ainda era jovem.

Casas vassalas: Crakehall, Brax, Farman, Lefford, Westerling, Payne, Marbrand, Prester e Tarbeck.

Lema: Hear me Hoar (ouça-me rugir)

Tully: A casa Tully é uma casa que tem muitas ligações com famílias reais, mas ela por si própria nunca reinou. Os Tully foram eleitos Senhores Protetores do Tridente por Aegon I, logo após a Conquista.

Casas vassalas:

Mallister, Mooton, Darry, Piper, Strong, Vance, Whent, Lothston, Frey,Mudd, Bracken e Blackwood(sendo que as últimas 3 casas citadas já governaram as terras fluviais).

Lema: Family, Duty, Honor (Família, Dever, Honra).

Arryn: A casa mais conhecida pela sua sede, o castelo Ninho da Águia, considerado o castelo mais bonito dos Sete Reino.O Ninho da Águia também é conhecido pelas suas prisões que tem o chão inclinado, e pelo seu sistema de defesa único: três castelos na encosta da montanha que fazem a defesa do castelo principal.

Casas vassalas:

Royce, Baelish, Egen, Weinwood, Hunter, Redford, Corbray, Belmore, Melcolm, Hersy.

Lema: As high as honor (Tão alto como a honra).

game-of-thrones-characters_091710

Greyjoy: Uma casa de homens experientes no mar, os homens de ferro, sempre trouxeram problemas ao continente com seus constantes ataques ao continente. Na maior parte do tempo eles estão praticando saques, pegando esposas de sal (amantes) ou até mesmo louvando seu deus, o Deus Afogado.

Casas vassalas: Greyiron, Goodbrother, Wynch,Botley, Drumm, Harlaw, Hoare e Blacktyde

Lema: We do not sow (Nos não semeamos)

Tyrell: Os Tyrell como os Tully, nunca foram reis, mas foram nomeados Protetores do Sul e Senhores Supremos da Campina após Harlan Tyrell abrir os portões de Jardim de Cima para Aegon I na Conquista. Atualmente é uma casa muito poderosa e rica, com muito conhecida pelas seus lindos castelos e esplendor de seus vestuários.

Casas vassalas:

Caswell, Florent, Fossoway, Hightower, Merryweather, Mullendore, Oakheart, Redwyne, Rowan, Tarly e Ashford.

Lema: Growing strong (crescendo forte)

Baratheon: A casa Baratheon chegou ao comando das terras da Tempestade quando Orys Baratheon tomou Ponta Tempestade após matar o rei Argilac, O Arrogante. A casa Baratheon herdou dos Durrandon uma grande fortaleza conhecida como Ponta tempestade, um castelo considerado por muito tempo inexpugnável.

Casas vassalas:

Buckler, Caron, Connington, Dondarrion, Estermont, Penrose, Seaworth, Selmy, Steadmon, Swann e Tarth.

Lema: Ours is the fury (Nossa é a fúria).

Martell: A casa de Dorne, o último lugar dos Sete Reinos a se dobrar ao reinado dos Targaryen. Uma família caracterizada pelo fato de as mulheres terem por muitas vezes chegado ao poder e pela sua culinária exótica.

Casas vassalas:Dayne,Fowler,Jordayne,Qorgyle,Toland,Uller,Vaith,Wyl,Yronwood,Allyrion e Blackmont.

Lema: Unbowed, Unbent, Unbroken(Insubmissos, Não Curvados, Não quebrados).

Targaryen: A casa descendente direta de Valiria, governou os sete reinos por mais de 300 anos após a Conquista. Os Targaryen são conhecidos pelo seu domínio em dragões (como qualquer valiriano) e seus traços diferentes, cabelos prateados e olhos púrpura, mas também pelo fato de praticar o incesto livremente para manter a linhagem pura.

Lema: Fire and Blood (Fogo e Sangue)

E aí? O que achou do universo de Game of Thrones? Comente!

Texto feito por nosso colaborador Pedro Henrique Barros