Pokémon GO – Saiba o que são os IV’s e o porque são importantes!

Pokémon GO Charizard

Se você já jogou os jogos da franquia Pokémon deve saber sobre o que estamos falando, entretanto se você é um marinheiro de primeira viagem, aqui vai um breve resumo do que são os IV’s em Pokémon Go e como usar eles para escolher o Pokémon certo!

Os IV’s ou melhor dizendo Valores Individuais são fundamentais para determinar os atributos de um Pokémon, sendo responsável pela grande variação em atributos de um Pokémon da mesma espécie. Existe um cálculo especifico para cada geração de Pokémons e isso vale para Pokémon Go também.

Em Pokémon Go, existem três atributos ou valores individuais (IV) ocultos. Estes atributos estão escondidos e vão afetar o quão forte será seu Pokémon batalhando no ginásio, além de seu CP! São o Ataque, Defesa e Stamina (Energia).

A Stamina afeta HP e é o único que você pode ver, já o ataque e a defesa, estão escondidas no jogo e foram descobertas lá pelo pessoal do SilphRoad (Você pode ver os atributos especificos de cada Pokémon nesse link).

Cada espécie de Pokemon têm diferentes atributos base. Por exemplo, Chansey é conhecido por ter uma incrível resistência, enquanto o Flareon têm ataque alto, e o Golem têm uma defesa muito alta.

poke-bolas-3
Como obter Pokébolas gratuitamente no jogo!

Embora os atributos base, por vezes, se correlacionam com os valores na série principal Pokemon, as vezes existem algumas mudanças. Por exemplo, Gyarados na série original é geralmente utilizado pelo seu atributo/stats de ataque alto, em Pokemon Go, o atributo mais forte dele é a defesa.

Além das estatiscas base de cada espécie, cada Pokemon indivídual tem seu próprio conjunto de valores ocultos que afetam seu potencial de ataque, defesa e resistência. Estes são chamados de valores individuais, ou IVs  e vão de 0 a 15.

Por que os (IVs) em Pokémon Go são importantes?

Os IVs são o que fazem cada Pokemon especial e único. É por isso que existem treinadores do mesmo nível que o seu com Pokémons muito mais fortes!

Você pode tentar determinar quais são os IVs do seu Pokemon usando uma calculadora que leva em consideração o CP atual (Pode de Combate), HP  e Stadust necessário para evoluir seu Pokémon.O único problema é que, devido o ataque e defesa estarem escondidos, muitas vezes você vai acabar com várias combinações de IVs que as vezes podem trazer um resultado não tão bom assim.

Existem vários sites que oferecem uma calculadora dos IV’s de cada Pokémon. Eu pessoalmente prefiro a do Poke Info (Que você pode acessar por aqui) . Sempre vai existir uma possibilidade de você ter um Pokémon com bons IV’s e outros com Iv’s não tão bons assim. Esse é um exemplo de um Charizard e quais atributos máximos ele pode conseguir.

Charizardstats
Como você pode ver, os atributos variam cerca de 10%, não é uma diferença grotesca, mas pode ser o diferencial para ganhar uma batalha em certo ginásio ou não. Ou seja, sempre é bem interessante você procurar o melhor Pokémon para evoluir, e vale lembrar, quanto maior for seu nível, mais Pokémons fortes irão aparecer!

E você? Já escolheu o Pokémon a evoluir?

Adaptado do IGN!