[Entrevista]- Affonso Solano

o-espadachim-de-carvao
Durante a Bienal do Livro de São Paulo de 2016 (que ainda está acontecendo) tivemos a grande oportunidade de entrevistar o escritos e desenhista Affonso Solano, ele é criador da saga de livros Espadachim De Carvão, curador da editora LeYa e co-fundador do site Matando Robôs Gigantes. Em nossa entrevista nós falamos sobre as suas referências para criar o EDC, e sobre seus projetos futuros. Confira na integra a entrevista abaixo:

Recanto do Dragão: Como surgiu a ideia de criar o Espadachim de Carvão? Quais foram suas referências?

Affonso Solano: A ideia veio de uma história em quadrinho que eu fazia quando eu era estudante, depois de um tempo essa história em quadrinhos virou um site interativo, uma história em quadrinho online. E por fim decidi adaptar ela para o meio da literatura. Eu tenho muita referência com o Robert E. Howard (criador do Conan) também tem o Edgar Rice Burroughs (criador do A Princesa de Marte e do Tarzan) e a Anne Rice (criadora do Entrevista com Vampiro) e muitos quadrinhos e filmes que fazem essa mistureba

Recanto do Dragão: Como surgiu a vontade de desenhar? Sempre gostou?

Affonso Solano: Meu pai desenha um pouquinho, mas nunca se profissionalizou, eu sempre tive essa paixão e os meus pais e minha vovó sempre me incentivaram bastante. Acabou que eu fiz muitos cursos e sempre estava desenhando em casa, meus pais compravam kit de desenho e isso foi evoluindo até que eu decidi trabalhar com isso, trabalhei muito anos na indústria da publicidade e depois acabei migrando para a literatura, mas os desenhos continuam presente, inclusive nos livros.

Recanto do Dragão: Conte-nos mais sobre a opera rock que você está produzindo para o seu próximo livro.

Affonso Solano: O terceiro livro da série Espadachim de Carvão vai acompanhar uma trilha sonora semelhante ao que o Blind Guardians faz com a obra do Senhor dos Anéis, vai ser um complemento do universo de Kurgala que vai ajudar a compreender o terceiro livro e o universo da saga como um todo.

Recanto do Dragão: Na literatura se fosse escolher o seu personagem favorito qual seria ele e porquê?

Affonso Solano: Com certeza o Conan, pois ele é um personagem que muita gente acha que conhece pela superfície, achando que é um bárbaro bruto quando na verdade é uma pessoa com muitas camadas ele teve várias fases tem influência de Musashi (um samurai japonês), tinha uma poesia na escrita do Robert E. Howard, uma poesia que eu aprendi muito. Por isso eu escolho o Conan.

Recanto do Dragão: E nos quadrinhos, qual seria seu personagem favorito e o porquê?

Affonso Solano: Eu gosto muito do Cassidy da série de quadrinhos do Preacher que também é um personagem que esconde pelo humor e o escracho dele uma pessoa muito fragilidade, muito machucada e quem lê os quadrinhos entende o motivo. Eu gosto de personagens assim.

Recanto do Dragão: Já que você citou Preacher, nos diga o que achou da série de TV nessa sua primeira temporada que tivemos esse ano.

Affonso Solano: Eu comecei a acompanhar, mas como eu gosto muito dos quadrinhos eu não curti muito, porque eu acho que eles mudaram algumas personalidades como a da Tulipa por exemplo que me incomodou um pouco, pois eu achei que ela ficou muito John Maclean, acho que ao mesmo tempo que outras coisas são semelhantes outras como tirar os óculos do Cassidy me incomodaram, parece algo pequeno mas para quem leu a HQ sabe que isso é importante porque esconde algo nele que é só revelado no final. Eu tive muita dificuldade de curtir, mas aprecio o visual e o esforço de trazer o público para um material que já tem um tempo já.

Quer conhecer mais do Affonso Solano? Então dê uma olhada em suas redes sociais.

Twiter

Facebook

Instagram

Site oficial do Espadachim de Carvão