10 Motivos para não existir Zumbis, de acordo com a Ciência!

zombie-outbreak

Muitos provavelmente, você já deve ter vasculhado a Internet para obter informações sobre quão rápida e eficientemente uma praga de zumbis poderia ser tratada. No entanto, esta resposta nunca será necessária. Para a ciência,  zumbis nunca poderiam funcionar corretamente, mesmo se eles fossem criados. Aqui estão 10 razões pelas quais a criação de zumbis é impossível.

 

10: Onda da Morte

Apesar da aparência confusa de zumbis, a maioria é retratado como tendo um tipo de senciência(a capacidade de sofrer ou ter percepção). É por isso que você tem que manter as luzes apagadas à noite e manter o mais silencioso possível. O som mais leve ou vislumbre de um ser humano é o suficiente para motivar um ataque. No entanto, essa consciência seria impossível porque a função cerebral é uma das primeiras funções desativadas após o óbito. Em um estudo de 2011 realizado por Anton Coenen, vários ratos foram decapitados para testar quanto tempo dura a consciência. A atividade foi medida por uma Eletroencefalografia (EEG). Depois de 17 segundos, as leituras foram para zero, indicando a falta de função cerebral . Aproximadamente um minuto depois, houve um aumento no EEG, e uma última “onda da morte” atravessou o cérebro antes das leituras ficarem permanentemente em zero. Sem esse poder do cérebro, tais sensibilidades relativamente altas, não poderiam ser encontrada em zumbis medianos.

Human brain illustrated with interconnected small nerves

9-Membros Travados

Com a exceção de alguns filmes que retratam zumbis como corredores assustadoramente rápidos, zumbis são retratados frequentemente como coisas cambaleantes, lentos, que podem ser vencidos com um ritmo ligeiramente mais rápido do que uma caminhada. Mas nem os movimentos rápidos e nem lentos são medicamente concebíveis a um zumbi. Em algum lugar perto de duas horas após a morte, o corpo começa a experimentar o rigor mortis. Isto é causado por uma falta de ATP (ou Trifosfato de Adenosina), o produto químico que dá ao músculos a energia necessária para o movimento. Após a morte,a rigidez começa a tomar conta de todo o corpo. Rigor mortis também restringe as articulações de se moverem. Como resultado, estas condições evitam com que o morto tenha qualquer mobilidade.

18rh7iulxtsijjpg

8- Autodigestão

Mesmo em sua reencarnação mais terrível, os zumbis nunca teriam um olhar tão repugnante como a biologia sugere. Após a morte, a deterioração do tecido é relativamente rápida e ocorre em duas formas: a putrefacção e auto-digestão. Putrefação é um processo pelo qual as bactérias escapa os intestinos e divide o corpo. O corpo também começa um processo conhecido como “auto-digestão,” quando as células que são privadas de oxigênio e ainda submetidas a reações químicas cada vez mais ácida emitem toxinas. Esses subprodutos se acumulam, nas membranas celulares, eventualmente, deteriorando-as e as enzimas escapam para o resto do corpo. Isto provoca extremo inchaço e a formação de bolhas na pele. Depois de uma semana, a pele vai cair  do corpo com pequenas quantidades de processos de pressão. Este processo começa alguns minutos após a morte, então a ideia de que qualquer cadáver poderia sobreviver inteiro tempo suficiente para começar causando estragos no mundo é absurda.

lista-the-wlaking-dead-1

7- Paralisia

Para escalar barricadas e arrombar as portas, os zumbis são retratados tendo uma abundância de atividade muscular e coordenação motora relativamente boa. Estes talentos são realmente impossíveis , porque o sistema nervoso central torna-se completamente danificado em sua morte. Formado pelo cérebro e medula espinhal, o sistema nervoso central é responsável pela coordenação motora. Se até mesmo uma parte do sistema nervoso central está danificada , ocorrerá paralisia devido a uma falta de comunicação entre os dois. Não só a medula espinhal morre essencialmente no processo de auto-digestão acima mencionado, mas também vimos a onda de morte ocorrer nos segundos cerebrais após a morte. Com ambas as partes de seus sistemas nervosos central comprometida e disfuncional, zumbis ficariam paralisados.

deadisland

6-Zero Energia Química

“Metabolismo” é um termo genérico usado para definir o conjunto coletivo de reações químicas que ocorrem no corpo para ajudar a manter o estado de vida de todas as células. Este termo é a representativa dos processos químicos que transformam o alimento que nós comemos em ATP (ou Trifosfato de Adenosina), uma substância química usada para alimentar os nossos músculos. O metabolismo não para assim que uma pessoa morre. Ele leva de 4-10 minutos para os processos de parar completamente. Mesmo que por algum milagre horrível os mortos-vivos consigam recuperar uma espécie de sensibilidade após a onda de morte, seus músculos não seriam capazes de conceder-lhes movimento sem a geração constante de ATP.

Resident Evil Afterlife movie image

5-Desintegração do Globo ocular

Embora a visão seja bastante complicada, tudo se resume a dois componentes principais: a retina e o nervo óptico. A retina é responsável por receber entradas visuais, os quais são transmitidos para o cérebro através dos nervos. Os pequenos músculos dos olhos também são afetados pela auto-digestão que começa após a morte, que por sua vez afeta os músculos menores, como aqueles localizados no rosto e no pescoço. Os pequenos músculos dos olhos, que ajudam as pupilas a se dilatarem e contrair para ajudar a focar a luz, são posteriormente paralisados. Além disso, os olhos vão entrar em colapso por falta de pressão arterial e se tornar opaco. O que não é destruída por auto-digestão será destruído pelo rigor mortis, tornando a vista completamente disfuncional. Isto refuta a ideia de que estes monstros supostamente perspicaz podia ver bem o suficiente para caçar.

the-walking-dead-season-2-zombie-eyes-500x375

4- Mandíbulas travadas

Todos os zumbis tem mandíbulas ágeis. No entanto, isto seria impedido tanto naturalmente e/ou pelo processo de embalsamento. Embora os processos de embalsamamento variam de acordo com a religião, é uma prática comum em vários países, que envolve alterar a aparência da boca. Possivelmente para compensar o efeito careta de rigor mortis, a boca do falecido ou é fechada costurado a partir do interior ou colado. Mesmo que o falecido é de uma religião que não exige a ligação da boca, o início do rigor mortis iria bloquear os músculos da mandíbula. Na verdade, rigor mortis no rosto pode puxar extremamente os músculos faciais, de modo que algumas expressões faciais de falecidos foram por vezes descritas como caretas.

hocus-pocus-30th-anniversary-look-back-14

3- Digestão Ambiental

Algumas pessoas mortas acabam em valas, rios ou o deserto. Como resultado, estes indivíduos malfadados nunca funcionariam como zumbis. Embora o rigor mortis não se torne aparente para um máximo de dois dias após a morte e a auto-digestão não é extrema suficiente para fazer com que a carne caia dos ossos por cerca de uma semana, o próprio ambiente pode reduzir um corpo a um mero esqueleto em apenas alguns dias. Climas mais quentes, na presença de água, e de outros fatores vão aumentar rapidamente a taxa de decomposição. Sem considerar a voracidade da fauna tais como moscas, formigas, peixes e caranguejos que provavelmente irá esqueletizar o corpo muito mais rápido.

Left-4-dead-2-2

2-Ossos Desintegrados

Para pragas zumbis de ação rápida, faz sentido de uma maneira Hollywoodiana, que os recém infectados não morreriam instantaneamente e que não seriam afetados pelos efeitos que mencionamos acima. Mas e a outra espécie de zumbi, os que foram ressuscitado por radiação atmosférica? Muitas vezes, esses filmes mostram os mortos cavando para fora de suas sepulturas. Mas seus esqueletos não conseguiriam realizar a tarefa. Para aqueles enterrados por muito tempo, os ossos não existiriam, ou muito menos seriam funcionais . As proteínas encontradas dentro dos ossos, eventualmente, iriam se decompor. Daquele ponto em diante, os ossos que são principalmente inorgânicos simplesmente iriam se desintegrar até virar pó. Isto acontece independentemente do meio ambiente. O processo é acelerado ou retardado pelo tipo de sepultamento e o clima em que o corpo reside, mas é inevitável.

lista-the-wlaking-dead-5

1-Sepultura dentro de Cripta

Mesmo que por algum milagre os mortos foram capazes de retornar à vida e não foram afetados por todos os fatores mencionados anteriormente, eles nunca iriam conseguir sair de suas sepulturas. O termo “sete palmos abaixo da terra” existe para uma razão. Desde antigamente os mortos são enterrados a 2 metros (7 palmos) para proteger o corpo dos animais. Desde dia em diante, a maioria dos países tendem a aderir a lei  dos “Sete palmos abaixo da terra”, com a adição de uma cripta, que age como um caixão para o próprio caixão e fornece suporte estrutural para o chão. Uma vez que o caixão é colocado na cripta tudo está fechado, cerca de 1 metro (3 pés) de terra é colocado no topo. Com um peso de até 900 kg pressionando para baixo sobre uma estrutura duplamente selado, escapar é praticamente impossível.

E você? Ainda acha possível que teremos um Apocalipse Zumbi?

Lista traduzida do LISTVERSE