O que o modo A Jornada mudou no FIFA?

thejourney-intro-xs-800x420

Para muitos amantes do futebol o mês de setembro é sagrado, pois todo ano nesse mês o maior jogo de futebol da atualidade  é lançado. Esse jogo se trata do FIFA que por ser um jogo anual,  muitos acreditam que as mudanças de jogo para jogo são mínimas. Bom, até poderia ser, até o FIFA 17 que mudou muitas coisas como os gráficos, (que agora são feitos com a engine Frostbite, mesma usada na franquia Battlefiled) jogabilidade, bugs e entre outros. Mas o que nos interessa agora é o modo “história” que foi adicionando nesse jogo. O intitulado “A Jornada”. Nessa análise vamos falar um pouco sobre esse novo modo que chegou para mudar os jogos de futebol.

Agora o FIFA tem um modo história, quando isso foi anunciado aposto que muitos dos fãs ficaram felizes (porque além do mais é mais um modo para se divertir no jogo), mas também começaram a se perguntar como iriam colocar um modo história em um jogo de futebol. Bom a resposta da EA foi simples. Eles criaram um personagem chamado Alex Hunter que vive na Inglaterra com seus pais e seu avô (que foi um dos maiores ídolos do futebol inglês na sua época), e o seu objetivo é ser campeão da Liga Inglesa (Premier League). Para isso você terá que escolher em qual time você vai jogar, qual será sua posição dentro de campo e você até pode escolher a personalidade do Alex (inflamado, tranquilo e equilibrado). O problema é que você só pode jogar com os times ingleses, nem jogar partidas online você pode. Tudo é feito no modo off-line, que foi algo que alguns jogadores não gostaram muito

A história em si não é ruim, mas também não é boa. Os personagens são bem fracos e não marcam nada, inclusive o Hunter que deveria ser o personagem em que os jogadores iriam se identificar acaba sendo só mais um jogador que quase não possui nenhuma expressão facial nas cutscenes. Mas tenho que admitir uma coisa, o que a EA fez ao colocar um modo diferente do que todos os jogadores eram acostumados foi muito audacioso, mas assim como em um lado o público reclamou teve o outro lado em que o público gostou desse novo modo, pois ele é algo totalmente inovador e diferente de qualquer coisa que já tivemos na saga do FIFA.

É obvio que a mecânica de jogo iria mudar com essa nova engine, mas o que muitos esperavam é que ela seria bem bugada (como é com a maioria dos jogos que mudam de seu sistema gráfico). Mas isso não aconteceu o que já foi incrível. O jogo está espetacularmente lindo. O gramado está muito realista com tons bem parecidos ao longo de todo o campo, a parte externa dos estádios também foram remodelados e agora parecem ser bem mais realistas assim como os atletas foram totalmente redesenhados para a Frostbite. Eles ficaram mais bonitos (graficamente em, não vem pensar besteira não) e mais realista em seus movimentos. O que acaba sendo bem estranho são as expressões faciais que muitos jogadores fazem durante o jogo, muita delas foram bem mal trabalhadas e acabam travando ou ficam toscas até a do próprio Hunter que de vez em quando “buga” também. Mas quem presta atenção nesses detalhes em um jogo de futebol não é mesmo?

Outra coisa que acaba complicando o jogo é a dublagem dos atletas no modo Jornada. A dublagem em si não é ruim, o elenco de dubladores fez um ótimo trabalho com as vozes, fazendo elas se encaixarem certinho com os personagens. Mas o que acaba pecando é a sincronização de voz dos personagens. Muitas vezes eles começam a falar e a boca fica fechada ou o mais decorrente é a boca ficar se abrindo e fechando sem ter nada a ver com que os personagens estão falando. Outro erro constante do jogo é com as legendas que só são utilizados no novo modo da franquia, elas ficam desaparecendo durante os diálogos, o maior problema é que isso é um erro decorrente com o jogo que até o momento não foi corrigido.

Se você é um amante de futebol ou apenas uma pessoa querendo se divertir e tem 300 reais para gastar compre o FIFA 17, te garanto que irá se divertir jogando contra seus amigos e até sozinho.

Confira o trailer do jogo logo abaixo:

 

FIFA 17 já está disponível para PS4/PS3/X-ONE/XBOX360/PC