Punho de Ferro – Co-criador do personagem responde a polêmica pelo ator da série ser branco!

iron-fist-comics-pic

Mesmo antes de Punho de Ferro ter sido lançado e ter recebido algumas críticas consideráveis sobre sua produção, a série da Netflix já passava por polêmica. Desde que foi anunciada a escolha do ator Finn Jones, como David Rand, alguns fãs se perguntaram porque não foi escolhido um ator asiático para interpretar o papel. Vale lembrar que o personagem na HQ é um americano caucasiano. O co-criador do personagem, Roy Thomas resolveu falar um pouco sobre isso em uma entrevista ao The Inverse.

“Eu tento não pensar muito nisso. Eu não tenho paciência para algumas pessoas. Quer dizer, eu sei de onde isso vem. Você sabe, apropriação cultural. Meu Deus, mas é só uma história de aventura. Essas pessoas não tem nada melhor para fazer do que se preocupar com o fato de que o Punho de Ferro não é oriental, ou seja lá qual o termo? Porque eu sei que oriental também não é a palavra correta.”  Ele continua: “Você pode dizer sobre o Tarzan, você pode discutir sobre qualquer personagem antigo que é obrigado a seguir um certo padrão anos mais tarde. E ok, você pode até chegar a alguns ajustes. Se eles quisessem trazer um Punho de Ferro que não fosse branco, eu não iria me incomodar. Mas também não tenho vergonha de ter criado o personagem como ele é. Ele não tinha intenção de levantar bandeira para qualquer raça. Ele era apenas um cara que foi doutrinado em uma determinada coisa.”

E para finalizar, o autor ainda disse que se as pessoas estão insatisfeitas com seu personagem, elas podem se sentir livres a criarem os seus próprios

“Acho que algumas pessoas tem muito tempo livre. Elas tem uma capacidade infinita para indignação justa. De um modo geral, isso tende a ser mal colocado muitas vezes, porque você está problematizando coisas que são apenas histórias. Se você não gosta daquilo, porque não cria o seu ao invés de tentar mudar a história de outra pessoa? Por que perder seu tempo atropelando os personagens de outras pessoas simplesmente porque eles não foram criados com os padrões que você tem em mente?

Agora, se algo é realmente racista ou degradante para um sexo, raça, ou grupo étnico, é outra coisa. Mas Punho de Ferro não é assim, e nem nunca foi. É só uma história fictícia, um lugar fictício e uma pessoa que passa a ser seu emissário. Não existe razão para ele não ser caucasiano.”

E você? O que acha disso? Punho de Ferro deveria ser um ator asiático, ou acertaram na escolha do personagem?

O bilionário Danny Rand (Finn Jones) retorna à Nova York após estar desaparecido por anos, tentando reconectar com seu passado e o legado de sua família. Ele luta contra os elementos da corrupção da cidade com seu domínio do kung-fu e habilidade de invocar o poder extraordinário do explosivo Punho de Ferro.

Punho de Ferro está atualmente disponível no Netflix!