[Análise]- Leviatã Desperta

Leviatã Desperta não é um livro de um gênero só, na verdade chega a ser difícil de dizer qual é seu gênero, porem ele é principalmente uma space opera. Para os que não estão familiarizados com o nome, space opera é uma ficção cientifica hard e muito mais real, onde não existe naves que viajam além da velocidade da Luz. Onde basicamente a ciência é realmente utilizada. Um grande exemplo disso é o amado e odiado Star Wars.

Um dos principais motivos para eu querer ler o Leviatã Desperta foi por causa da sua série de TV The Expanse (que é exibida até hoje em dia e terá sua terceira temporada em 2018). Confesso que no começo fiquei com muito receio do livro, já que era um gênero onde muitas pessoas desconhecem e além disso um fator curioso é que o autor James S. A Corey na verdade é um  pseudônimo para dois escritores, eles são Daniel Abraham & Ty Franck. Imaginava que seria ruim exatamente por ter 2 pessoas escrevendo e não apenas uma. E eu me enganei muito feio. Leviatã Desperta não é só uma space opera, mas como é também um suspense e um thriller. Isso por um lado é legal, mostra variedade e o livro acaba não ficando no mesmo de sempre. Por outro lado, isso é ruim, já que não dá para entender direito sobre o que o livro se trata, já que toda hora o estilo dele muda. Não sabemos se no final tudo era um livro de suspense, terror ou ficção cientifica. E isso complica muito as coisas para esse livro.

O enredo não é algo complexo. Diferente de muitos livros temos 2 personagens principais dentro da história. James Holden e Detetive Miller. E a história é contada por dois pontos de vista diferentes. E isso acaba estranhando no primeiro momento, pois a grande maioria das histórias acontecem ao mesmo tempo. Porém existem fatos que acontecem com Holden que é contado um capitulo antes no ponto de vista de Miller e você acaba não entendendo nada e dificultando o entendimento total da trama, porem depois que você se acostuma com esse estilo tudo fica mais fácil e até mais interessante. O maior problema disso tudo é que como só vemos na visão dos dois personagens não conseguimos conhecer a fundo outros personagens (pelo menos não no livro), e isso acaba fazendo com que o leitor acabe achando que dentro da história só exista esses dois personagens. Não é que não exista personagens secundários, eles existem, mas só participam durante diálogos dos personagens.

Agora falando da parte mais legal do livro em minha opinião, a história. Ela não chega a ser nada fantástico e maravilhoso. De fato, ela é uma boa história bem escrita. Uma ótima ficção cientifica com MUITOS detalhes de física moderna, fazendo com que os entusiastas no assunto física espacial amem esse livro. Agora no quesito história ela acaba decepcionando em alguns aspectos, no começo do livro vemos uma história, uma ficção cientifica das boas, porem ao longo que você vai lendo a história começa a se transformar em um livro de zumbis bem chicles dos anos 80 e no final do livro tudo isso acaba sendo esquecida e volta para a ficção científica, mas agora não é a space opera e sim o si-fi totalmente pirado. Além de que muitos acontecimentos são totalmente previsíveis e outros não fazem muito sentindo. O final do livro acaba sendo uma puta porta aberta para a próxima continuação que se chama Caliban’s Wars e sairá aqui no Brasil em 2018 lançado pela editora ALEPH.

No final ele acaba sendo bastante empolgante e realizando o desejo dos fãs de ficção cientifica que desejam um ótimo livro do gênero, mas sem muita ficção e mais realidade. Fazendo assim Leviatã Desperta ser uma ótima pedida para aqueles fãs hard de ficção.

Confira a sinopse: Neste thriller que deu origem à série “The Expanse”, duzentos anos se passaram desde a expansão para o espaço, e a humanidade vive um momento crítico em que a população ocupa diversos planetas e se divide em interesses conflitantes. Quando um relutante capitão de nave e um detetive decadente se envolvem nas investigações do desaparecimento de uma garota, o que eles descobrem leva nosso sistema solar à beira de uma guerra civil e expõe a maior conspiração da história humana.

Caso queira adquirir o Leviatã Desperta clique aqui.