[Crítica]- A Torre Negra

Essa semana chega aos cinemas brasileiros o filme A Torre Negra, e nós do Recanto do Dragão vamos dizer o que achamos do filme. Vale um detalhe, vamos analisar o filme como filme apenas, sem citar a obra literária que o mesmo foi baseado.

Torre Negra não é um filme ruim, mas também não é ótimo. Seu desenvolvimento inicial é algo muito lento, ele não explica quase nada da trama em seu começo e ao decorrer do filme em vários momentos você se pergunta o que está acontecendo e como tudo aquilo foi acontecer. A forma rápida e dinâmica que é aplicada no filme acaba atrapalhando mais do que ajudando.

Como se trata de um filme de ficção obvio que os efeitos iam ser algo de chamar atenção. E realmente é isso que acontece, com cenas em paisagens maravilhosas a fotografia com certeza acabou ajudando o filme. As cenas em VFX são também de ótima qualidade, principalmente as lutas que foram muito bem coreografadas. Uma coisa que acho que ficou faltando foi o filme ser gravado em IMAX, as belas paisagens com as lindas cenas de luta cairiam muito bem.

A trilha sonora não é algo surpreendente, mas é boa. Ela acaba mesclando muito bem os estilos para cada tipo de cena. Se você quiser conferir a trilha completa ela está logo abaixo:

A história em si eu não posso falar muito mais do que eu vi no filme, pois eu não tive contato em nenhum momento com a obra literária do Stephen King, então só tenho autoria para falar do que eu vi em filme. E o que eu vi realmente me surpreendeu positivamente, claro que tem erros, mas os acertos são melhores. De fato, eu achei a história muito arrastada, querendo contar muitas coisas, mas no final não focando em nada. Me pareceu que a ideia de adaptar uma saga de livros com mais de 8 volumes para o mundo do cinema não foi a melhor ideia, já que muitos detalhes irão ficar de fora. O mais sensato nesse caso seria fazer uma série que conseguiria dar destaque a mais personagens e contar a história de um jeito melhor, coisa que no filme não acontece. O erro do filme em minha opinião é realmente querer contar demais, já que tem um pouco menos de 120 minutos para contar tudo. No final você sente que aquele ciclo acabou, mas ao mesmo tempo sente que faltou algo, mas não sabe dizer o que é. Além das lacunas de informações que são deixadas naturalmente para ser respondidas nas continuações. Acredito que ao decorrer da saga no cinema esses erros irão sendo corrigidos.

A atuação não é algo de outro nível, é realmente algo normal. O que me pareceu é que a grande maioria dos atores não se acostumaram com seus devidos personagens, coisa que nos próximos filmes deve ser melhorado.

Confira o trailer legendando logo abaixo:

 

A Torre Negra chega aos cinemas brasileiros em 24 de agosto