[Análise]- Star Wars: Sombra de Yavin

Muitos das pessoas que conhecem Star Wars e gostam apenas conhecem os filmes e as animações, mas esse fantástico universo vai além dos filmes, desde sempre foram feitos ótimos quadrinhos sobre diversas histórias desse universo, algumas dessas histórias são canônicas a história principal. Hoje nós vamos falar da graphic novel recém lançada pela Panini aqui em território brasileiro, Sombra de Yavin.

O grande problema é o jeito que a história se desenvolve, que acaba sendo muito rápido e quase sem nenhum detalhe, no final você fica querendo saber mais sobre determinando fato, ver com mais detalhes mais isso quase que não acontece. Poucos capítulos são contados com muitos detalhes durante os fatos.

Uma das coisas mais legais nessa HQ são os traços que são muito bem feitos, nem todos são feitos pelo mesmo artista então ao decorrer da história vamos ter uma cara diferente para cada personagem, isso não é um problema geral tão grande a não ser com o nosso amado vilão Darth Vader, que no começo do arco está relativamente magro e “fraco” e mais para frente ele está totalmente bombado. Isso ficou extremamente estranho, porém fora isso não há nada. O que mais impressiona são as capas que são extremamente bonitas e bem detalhadas. As mais capas mais bonitas são as primeiras, que são feitas pelo mestre Alex Ross. Caso queira conferir alguma das artes (que ficariam excelentes em um pôster gigante) elas estão logo abaixo:

 

A história é algo mais complicado, já que quando a Disney comprou a Lucasfilm e consequentemente a saga Star Wars ela acabou dividindo todas as obras em coisas canônicas (que seguem a cronologia oficial da saga no cinema) e o Legends  que são a grande maioria das obras não são oficiais seguindo a cronologia da saga no cinema, ou seja o arco Sombra de Yavin NÃO faz parte da cronologia oficial do universo SW. Uma pena pois essa é uma das melhores histórias que eu já tive o prazer de ler desse maravilhoso universo. Sem contar os elementos de desenvolvimento, ela é cheia de ação e personagens importantes. A grande maioria já vimos nos filmes (Luke, Leia, Han Solo, Chewie, Antiles e etc) então é uma história muito mais fácil de entender já que ocorre entre os episódios 4 e 5, não tendo conexão com outros eventos legends da saga. No final de tudo é uma ótima história que teria qualidade de virar um filme spin-off da saga, mas sabemos que isso não está nos planos da Disney, pelo menos não nos próximos anos.

Confira a sinopse oficial:

Quando a Estrela da Morte é destruída, o que sobrevirá à galáxia? Encontre a resposta nas aventuras estreladas pela equipe rebelde mais adorada do universo, em histórias que se passam logo após Star Wars: Uma Nova Esperança! Atormentado pela derrota, Darth Vader está obcecado em rastrear o jovem piloto imbuído da Força que destruiu a estação de batalha do Império. O que significaria para ele e seu mestre, o Imperador, se Vader descobrisse a identidade de Luke Skywalker? Com a Aliança Rebelde encorajada pelas atuais circunstâncias, a princesa Leia lidera um esquadrão de operações especiais, Han Solo e Chewbacca enfrentam o caçador de recompensas Boba Fett, e Luke e Wedge Antilles se infiltram em um destroier imperial! Tudo isso e muito mais, com Luke, Han e Leia combatendo as forças imperiais e desafiando a morte a cada instante!

Este volume de 484 páginas contém Star Wars 1 a 20.

Gostou? Se quiser adquirir sua grapich clique aqui