O episódio 64 de Pokémon Sun & Moon pode ter problemas para passar fora do Japão, já que existe uma grande possibilidade dele ser banido dos Estados Unidos. Pelo menos, o episódio não está sendo listado na programação do Disney XD nos EUA.

No episódio, Ash cria amizade com um grupo de Pokémon conhecidos como ‘Passimian’ e parecidos com lêmures famosos por jogar um esporte muito próximo do futebol. Eles são intimidados por outra tribo de mesma espécie e Ash resolve se disfarçar de Passimian para participar de um grande jogo entre as equipes dos dois grupos. Esse é o problema, ao se disfarçar de Passimian, Ash “poderia” estar fazendo uma prática antiga de racismo, o blackface.

Por hora, a Pokémon Company e a Disney XD ainda não confirmaram se o episódio será realmente excluído da grade de programação nos EUA e provavelmente o resto do mundo. E já não é a primeira vez que isso aconteceu, anteriormente o episódio de apresentação da Jinx que ter seu design reimaginado por parecer ser uma caricatura de pessoas negras.

E você? Concorda que o episódio em questão deva ser banido? Ou acha que é desnecessário? Comente!