Teorias: Sonic contra o Comunismo.

Essa é uma das teorias mais interessantes relacionadas aos jogos. Ela explora de uma certa forma a tensão que se encontrava em 1990 no final da Guerra Fria e Sonic The Hedgehog.

Como todos sabemos, Sonic the Hedgehog foi criado pela Sega em meados de 1991, e é claro, o ouriço mais veloz que há, foi um estouro de vendas, assustando a toda poderosa Nintendo. E se você não sabe, Sonic é um ouriço e tem que impedir o malévolo Dr. Ivo Robotinik de aprisionar os habitantes da Ilha de Mobius. Ele enfrenta desde bases químicas como o espaço para não deixar que Robotinik consiga fazer que seus planos funcionem. Separamos uma lista de fatos que comprova que Sonic lutava contra o comunismo!

1- As cores dos personagens:

Primeiramente, vamos fazer uma análise pelas cores dos dois personagens de Sonic the Hedgehog.

Sonic

Usa Sapatos Vermelhos, Luvas Brancas e é Azul. Certamente esta é a cor da Bandeira dos Estados Unidos da América. (E é claro, você pode dizer que o Sonic é azul por causa da Sega ser azul, mas vamos deixar isso de lado).Sonic

 

Robotinik

Suas cores principais são Amarelo, e Vermelho. Ele também usa uma calça preta, mas ele é bem similar a Bandeira do Comunismo.

 

Sonic Robotnik

Reparem que a Bandeira é semelhante a um Martelo e uma Foice. A parte amarela é como se fosse uma decoração, mas seria a Foice e Dr. Ivo Robotinik vestindo a Bandeira.

2- Comunismo e a relação com o jogo:

Para quem não sabe, comunismo é uma da vertentes do Socialismo idealizada por Karl Marx. Aonde não existiria o Sistema Capitalista e todos teriam o mesmo salário, a mesma casa. Não teria o motivo do dinheiro para motivar as pessoas. Ou seja, uma utopia.

O Comunismo é desta forma, mas existe o controle do Estado. Aonde o Estado define o que é melhor para seu ‘povo’. Desde o que passa na televisão ao que você come. Ainda sobreviveram poucos países comunistas/socialistas após a Segunda Guerra. Dos quais Cuba, China e de uma forma mais grosseira a Coréia do Norte.

E qual a relação do Comunismo com o Dr. Ivo Robotinik?

Os dois, tentam subordinar seu povo ao controle total. Sem desejos, trabalhando unicamente para o bem do seu país, ou melhor dizendo para o seu bem próprio. O comunismo trabalha em conjunto com a alienação das pessoas, já o Dr. Robotinik convertendo os habitantes de Mobius sem robôs, bem mais prático não?

+LEIA MAIS: SAIBA TUDO QUE ROLOU NO EVENTO DE ANIVERSÁRIO SONIC CENTRAL 30TH

3- Semelhança entre Stalin e Robotinik

Sonic Stalin

Joseph Stalin, foi um dos percussores do Socialismo na antiga URSS. Ele começou seu legado após a morte de Lenin e um golpe em cima de Trostki comandou a URSS até meados de 1953.

Entretanto a forma de governo dele era muito semelhante ao que nosso amigo Robtinik faz, além disso, eles não são são bem parecidos.

Tirando o fato que Joseph Stalin não era careca (Acredito que para não dar tão a entender que a Sega tivesse planejado isto) existem grandes semelhanças.

Entretanto Robotnik também se parece com esse cara, mas isso não vem ao caso:

4- Guerra Fria. A Aliança dos Estados Unidos e Inglaterra e Sonic 2!

A Guerra Fria foi um dos períodos de maior tensão e maior avanço tecnológico da humanidade. Não houve guerra, somente uma tensão gigantesca por buscas de armamento e de outra forma pela corrida Espacial.

Voltando para a Segunda Guerra. Existiam dois tipos de países. Aqueles que eram os Aliados, e os do Eixo (Japão, Itália e Alemanha). Os Países Aliados eram basicamente Inglaterra, Estados Unidos , China e URSS. Foi de certo uma parceria necessária para a destruição do Nazismo fascista… mas após o fim da guerra esta aliança se corrompeu. Já que os propósitos de cada um já não são mais os mesmos,  existe conflitos políticos em torno disso.

Entretanto a Inglaterra permaneceu como grande aliada dos EUA, mas afinal de contas, o que Sonic tem haver com isso?

Em Sonic The Hedgehog 2, Sonic ganha um novo aliado, chamado Tails, muito importante para a jogabilidade do jogo sendo um parceiro fiel ao Sonic e fazendo alusão ao que fora deixado na Segunda Guerra:
Sonic Tails

5 – Sonic 3, Japão e Knuckles!

Em Sonic The Hedgehog 3, Sonic enfrenta um novo adversário. Uma equidna chamado de Knuckes. Esta Equidna atrapalha o pouso na ilha de Angel Island na chegada do Sonic levando as esmeraldas. Também atrapalha nosso herói por diversas outras vezes. Até que Dr. Robotnik demonstra ser um traidor e tenta destruir o protetor das Esmeraldas do Caos, levando consigo a Esmeralda Mestre em uma tentativa de destruir Sonic.

Mas o que isso tem haver com o Japão? Talvez nada… Mas isto demonstra o fim da Segunda Guerra. Onde o Japão outrora atacado pelo EUA (De uma forma deplorável) foi totalmente destruído e voltou a ser aliado. As cores do Knuckles também são semelhantes a Bandeira do Japão.

 

Sonic Knuckles

 

E por essas e outras que existe uma possibilidade de Sonic The Hedgehog ter alguma influência contra o Comunismo, além do fato da Death Egg poder ser uma forma de despontar a corrida Espacial. Entretanto Sonic the Hedgehog foi um dos maiores jogos da época e ainda sua série continua sendo com ou não esta influência.

E você? O que achou dessa teoria? Lembrando que essa é uma teoria marota, feita com muita alegria no coração e não representa nada com a realidade ou não