Arduino, Você sabe o que ele é?

arduino-uno-rev3-pic-robotica-automaco_MLB-F-3107842318_092012.jpg

Muitas pessoas já escutaram este nome, mas não fazem idéia do que ele realmente é, pela definição do Wikipédia o Arduino é…

Arduino, palavra por vezes traduzida ao português como Arduíno,[2][4] é uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre, projetada com um microcontrolador Atmel AVR de placa única, com suporte de entrada/saída embutido, uma linguagem de programação padrão,[5] a qual tem origem em Wiring, e é essencialmente C/C++.[6] O objetivo do projeto é criar ferramentas que são acessíveis, com baixo custo, flexíveis e fáceis de se usar por artistas e amadores. Principalmente para aqueles que não teriam alcance aos controladores mais sofisticados e de ferramentas mais complicadas.

 

Basicamente o Arduino é uma placa de Prototipagem para Hobby ou até mesmo projetos grandes. Ela tem uma diversidade de códigos e diversas funções que deixam até mesmo Placas mais poderosas no chão.

Você pode construir desde coisas simples, como uma Trava de porta, até mesmo as mais complexas como uma Escada Piano:

Ele suporta vários Shields (Extensões), que vão desde a simples microfones, a complexos aparelhos de WI-FI como um VideoGame!

Este é o Arduino, um das mais poderosas palcas de prototipagem eletrônica barata e disponível no mercado.

Em breve falaremos mais sobre ele, e como usar ele.