GPU oferecerá 1 TB de Banda!

NVIDIA Volta: a GPU que vai oferecer largura de banda de 1 TB/s

Depois de lançar a poderosíssima GeForce GTX Titan, a NVIDIA realizou o NVIDIA GPU Technology Conference, hoje (19), em San Jose, na Califórnia, para comentar (e exibir um pouco) sobre seus futuros planos para GPUs focadas nos mercados desktop e mobile.

Entre as tantas novidades do evento, algo que chamou a atenção é o cronograma de lançamento dos próximos chips para desktop. Segundo as informações de Jen-Hsun Huang, CEO da NVIDIA, a empresa pretende disponibilizar chips com a arquitetura Maxwell já em 2014 e novos modelos com a tecnologia Volta em 2015.

A arquitetura Maxwell, que já havia sido anunciada em 2010, já está saindo do forno e deve trazer memória virtual unificada — garantindo que todos os componentes possam acessar os dados. Posteriormente, a novíssima tecnologia Volta deve aproveitar este recurso e trazer melhorias no consumo de energia.

Volta: uma GPU 5 vezes melhor que a do PS4

Além de trabalhar na unificação da memória, a NVIDIA está buscando ampliar a largura de banda dos componentes para possibilitar a execução de tarefas mais complexas com o uso de uma única GPU. Uma das soluções da fabricante será integrar a memória de vídeo no mesmo substrato de silício, ou seja, colocá-la junto ao processador gráfico.

NVIDIA Volta: a GPU que vai oferecer largura de banda de 1 TB/s

Pelas informações divulgadas no evento, a NVIDIA bolou um jeito de “empilhar” os módulos de memória, permitindo o acesso direto na vertical a múltiplos dados e resultando na incrível largura de banda de 1 TB/s.

Conforme relatado por Huang, transferir tal volume de dados é a mesma coisa que copiar todo o conteúdo de um Blu-ray e movê-lo de um local para outro em apenas 0,04 segundo. Também podemos pensar que uma GPU com tal capacidade é melhor do que cinco processadores gráficos do PlayStation 4.
Fonte: TecMundo