21617249_4Olá aqui é o Andersonic! E para minha primeira postagem irei falar um pouco do segundo  Mega Drive portátil da Tectoy o MD Play!
Como a maioria sabe a Tectoy foi a responsável por trazer o Master System e o Mega Drive para o Brasil nos anos 90 e até hoje é vendido, mas não como os modelos originais que possuíam slots para cartuchos.

Com o sucesso dos portáteis como o Nintendo DS e o PSP. A Tectoy resolve lançar o Mega Drive portatil que na verdade usa uma placa de um dos vários clones do Mega Drive o Firecore.  Isso da para ver no menu de seleção dos jogos.

Foto0826
Bom vamos ao que interessa!

Diferente do modelo anterior que possuía apenas 3 botões [A,B e C] e utilizava pilhas para funcionar o MD Play teve mudanças bem grandes! Agora ele possui 6 botões [A, B, C, X, Y e Z] e uma bateria recaregavel! Mas a novidade mesmo foi a entrada para o MD Card Game(*irei explicar mais adiante) e vendido pelo preço sugerido de R$ 150,00.

MD

Especificação Técnica

Dimensão: 152mm x64mm x 20mm

Fonte de Energia : Bateria 4,2 V – 970 mAh (aproximadamente 5 horas de duração)

Caracteristicas: 20 jogos de 16 bits na memória

Os jogos da memória são:

Alex Kid in the Enchanted Castle
Alien Storm
Altered Beast
Arrow Flash
Columns III
Crack Down
Decap Attack
Dr. Robotnik’s Mean Bean Machine
Ecco the Dolphin
Ecco Jr.
ESWAT: City Under Seige
Flicky
Gain Ground
Golden Axe
Jewel Master
Kid Chameleon
Shadow Dancer: The Secret of Shinobi
Shinobi III: Return of the Ninja Master
Sonic & Knuckles
Sonic Spinball

Conteúdo

Além do MD Play na pequena caixa o produto acompanha:

  • Um cabo USB
  • Uma tomada para o carregador (é ligada ao cabo USB)
  • Manual de instruções (uma folha na verdade)
  • Cabo de Áudio e Vídeo

 

Vídeo

Mesmo em sua pequena tela LCD de 2,8 você não perde os detalhes do jogo e consegue jogar traquilamente!

Mas se você acha a tela muito pequena você poderá joga-lo direto em sua TV utilizando o cabo de áudio e vídeo que acompanha o produto! O curioso é que o áudio fica melhor!

MD Play pelo LCD e na TV

[vsw id=”PP5pVLkC_lY&feature=youtu.be” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]

[vsw id=”srHgwQzYFZw&feature=youtu.be” source=”youtube” width=”425″ height=”344″ autoplay=”no”]


Som

 

Esse é um dos pontos fracos do portátil, pois ele possui o som Mono e não Estéreo. Isso acaba afetando a qualidade sonora do jogo, principalmente os que possuem vários efeitos sonoros simultâneos como no caso de jogos de tiro!

Jogabilidade

 

Os botões são bem macios o que ajuda muito em jogos que requerem um pouco mais de agilidade. Único ponto negativo são os botões na diagonal que pode dificultar em jogos que utilizam todos os 6 como Mortal Kombat por exemplo!

MD Card Game

Quando você lê isto pensa logo que ele possui um slot para os cartuchos do bom e velho Mega Drive, mas não é nada disso… O MD Card Game na verdade é um cartão SD com 10 jogos que era vendido pela Tectoy.  Pelo que sei só teve dois, pois não demorou muito para as pessoas descobrirem como por as suas ROMs em seus cartões SD e claro ninguém ia comprar os dela com 10 jogos se com um SD comum podem por quantos jogos quiserem!

Emulação

 

Esse é o alvo das criticas, pois mesmo rodando jogos pelo cartão SD ele não salva o progresso de jogos que utilizam baterias para salvar como Sonic The Hedgehog 3 e vários jogos de esporte! E também a emulação não é 100% em alguns casos os jogos podem ficar acelerados, muito lentos, travarem em determinado ponto, a musica falhar ou simplesmente não funcionarem (tela preta). Mas claro isso não acontece com todos os jogos!

Analise Final

 

Se você não faz questão de ter um verdadeiro Mega Drive portatil como o SEGA Nomad. O MD Play é uma boa pedida mesmo com seus pontos negativos da para se divertir bastante!

Pros:

  • Pode jogar os clássicos do 16 bits da SEGA onde quiser.
  • Bateria recarregável.
  • Pode joga-lo na TV
  • Slot para cartão SD

Contras

  • Emulação não é 100%
  • Áudio Mono
  • Não salva o progresso de jogos no cartão SD
  • Botões na diagonal