A rádio UVB-76

UVB76RadioStationBoydom.com_
Imagem por Boydom.com

Você muito provavelmente já deve ter escutado falar algo da rádio russa UVB-76, ou também conhecida como MDZhB. Uma rádio de ondas curtas que transmite a uma frequência de 4.625 kHz e tem estudos sobre ela desde 1982.

Ela se tornou famosa entre os ouvintes por possuir um pequeno e monótono sinal que se repete a uma taxa de 25 tons por minuto durante 24 horas por dia. Aparentemente, nada lógico é dito ou decodificado nessas transmissões – entretanto, raramente os sons são interrompidos por uma voz russa que diz uma sequência de números aleatórios e alguns nomes tipicamente russos (Nikolai, Ivan, Anna e Michail). Claramente, isso é um tipo de código, porém ninguém sabe explicar a real mensagem por de trás dos números e dos nomes.


A estação UVB-76 transmite um som vibrante que dura 0.8 segundo, pausando por 1.3 segundos, e se repete 21-34 vezes por minuto. Durante as décadas que se passaram, algumas mudanças ocorreram no sinal, principalmente no tipo do som repetido. O mais estranho é que a rádio está funcionando atualmente, com suas transmissões incessantes e repetidas.

O interessante que existe mais rádios como esta, e desde que estão ligadas até agora não foram desligadas.

Muitas pessoas tentam descobrir os verdadeiro significado da rádio UVB, entretanto até agora só existem algumas teorias do que ela realmente significa.

Se passaram 3 décadas desde que a rádio está ligada e o governo russo nega qualquer envolvimento com ela. Muitos dizem que a  rádio seja uma rede de espiões do próprio governo da Rússia, alguns outros dizem que a UVB  seja alienígena, e alguma teorias mais radicais, que a rádio seja sobrenatural!

E você o que acha que pode ser a rádio? Realmente era uma rádio militar russa, ou tem algo mais por trás dela?

Via MegaCurioso, Wikipedia, Quero medo