Já pensou em Marte como uma placa de Petri gigante?


original-44
A Nasa comemorou seu aniversário de 55 anos recentemente, e não de uma forma muito agradável.  Os funcionários ganharam uma espécie de férias coletivas, graças a uma paralisação do governo dos EUA, entretanto a descoberta de água em Marte, marca um desenvolvimento incrível para a Agência.

Ironicamente, não poderia haver uma hora melhor para o lançamento do This is Mars, que oferece todas as evidências fotográficas que você precisa para sentir toda a emoção por trás das expedições de outros mundos da NASA. A monografia da Aperture mostra o Planeta Vermelho em gradações surreais de preto, branco e cinza, com imagens capturadas pela Mars Reconnaissance Orbiter (MRO), um satélite de observação lançado em 2005. A MRO capturou milhares e milhares de gigabytes de fotos desde então, editadas meticulosamente para este livro pelo escritor e designer francês Xavier Barral.

O mais interessante, foi como as imagens foram montadas. elas lembram uma mistura de Placa de Petri, com Google Earth.

E o livro Além das imagens espetaculares, ele inclui uma longa introdução às origens e evolução do planeta escritas pelo astrofísico Frances Beard; diversos mapas geológicos; uma linha do tempo observacional desde a antiguidade – quando babilônios, egípcios e gregos começaram a notar uma “estrela errante” – até o pouso espetacular da Curiosity no ano passado. Uma cópia de This is Mars sai por US$ 65.

Confira algumas delas:

Descongelando as cristas da Cidade Inca

original-64

Região do Polo Sul, incisão profunda nos estratos sedimentares polares

 

original-34 (1)

Região Polar Norte

original-110

Via Gizmodo