Alguns mitos da Informática que você deve acreditar

computerVocê já deve ter ouvido falar, que não deve ser removido o pendrive sem segurança, também sobre não desligar o computador diretamente correto? mas será que todos eles são verdadeiros?

Conheça agora alguns mitos, que na verdade não são tão reais assim:

1-Se retirar o pendrive sem ir em “remover dispositivo com segurança” perderemos ele?

Mais ou menos. O pendrive é dispositivo de memória flash, ele já está preparado para receber variações de energia, entretanto uma retirada brusca pode danificar os seus circuios, entretanto as chances são minímas. Entretanto isto não é válido caso seja para um HD, ou outro dispositivo externo ao computador. No caso o HD externo pode sofrer danos, e lembrando caso haja uma transferência de arquivos, e a remoção for realizada enquanto a transferência permanece você perderá os arquivos.

Então sempre é bom ter cuidado certo?

malware

2- Existem vírus que podem entrar pela rede elétrica?

Ainda não! Vírus são programas, e os programas precisam de um ambiente para estar rodando. Mas já existem vírus que conseguem se adentrar em dispositivos eletrônicos inteligentes, como Televisões por meio de USB.

3- Desligar o computador sempre que parar de usar é bom?

Sim e não. A partir do momento quem que é desligado o computador e religado ele, exige que ele passe por todo o procedimento, desde estar reiniciando os processos e o arranque do hardware, podendo danificar o computador. Mas manter ele sempre ligado pode causar problemas de lentidão no sistema.

piratas

4- Posso ser preso por usar programas piratas?

negativo. A legislação brasileira  indica como crime a VENDA e/ou a distribuição de programas piratas, e não o uso. Porém se você for pego usando softwares piratas, ou sofrer uma denuncia, terá que pagar uma multa (que varia o valor dependendo da região), além de comprar a versão original do programa. (fora do Brasil a legislação muda.)

Entretanto tente sempre usar programas originais, você ajuda o fabricante e tem todo o suporte ao seu lado. Assim, novos programas irão sair, e as coisas irão continuar a fluir.

5- O que acontece se desligar o computador diretamente sem ir em iniciar >> executar?

Praticamente nada ao hardware, mas o software pode ser prejudicado. Com a tecnologia de hoje, o dano é mínimo nos HDS atuais, entretanto como o Sistema operacional não fecha seus processos de forma harmoniosa. Ou seja, se você desligar ele diretamente pelo “dedo” você somente vai bagunçar seu sistema operacional. mas se retirar direto do Estabilizador ou tomada, ai sim você pode danificar o hardware.

iStock_000006704735XSmall

6- Se o computador molhar, ele vai estragar?

Não! Se ele estiver ligado, ai sim você poderá dizer que ele está estragado. Entretanto você pode estar deixando secar ele de forma natural, não é aconselhável usar secadores, ou deixar ao sol, que isso poderá danificar o computador. Também é necessário remover a Bateria CMOS, para não ter nenhuma corrente.

7- Empurrar o driver de CD com as mãos, estraga o aparelho?

Não. Só não pode forçar ele, ou usar de muita força bruta.

8- O computador gasta mais energia no momento em que liga, do que quando permanece ligado?

Não. Quando você liga o computador, você acaba puxando mais energia, mas é mínimo comparado a um carro.

Imã-atração

9- Colar imãs de geladeira no gabinete estragam o computador?

Não, entretanto não é aconselhável. Um super imã ao passar perto de um HD, pode estar apagando todos os seus dados, já que o HD possui várias camadas magnéticas, e elas ficariam “bagunçadas” a ter um imã por perto, e consequentemente perderia o HD. Entretanto imãs de geladeira são muitos fracos a ponto de interferir neles.

Ah sim, o seu monitor sofre também interferência magnética, deixe super imãs bem longe deles.

10- É verdade que todo computador precisa de um estabilizador?

Não! um computador precisa somente de uma corrente estável, que pode ser fornecida por um bom filtro de linha sem muitos problemas. Alguns especialistas dizem que estabilizadores só prejudicam o computador, pela forma que estabilizam a corrente.

E teremos a segunda parte dos mitos da informática em breve, espero vocês lá!

Modificado do Operários da Web