Pesquisadores desenvolvem mão artificial com sensações reais.

Pesquisadores desenvolvem mão artificial com sensações reais

Um dos grande problemas de mão protéticas, é que a pessoa não tem como ter uma noção de força, ou seja pode quebrar alguma coisa, ou deixar cair no chão.

Uma publicação do site MIT Technology Review mostra uma prótese, em desenvolvimento por pesquisadores das instituições Cleveland Veterans Affairs Medical Center e Case Western Reserve University, que possui 20 eletrodos incorporados os quais são conectados diretamente aos nervos do braço da pessoa.

 

Isso permite que o amputado recupere a sensibilidade tão crítica na hora de segurar e manipular objetos. Diferentes de outras tecnologias que utilizam estímulos elétricos para indiretamente acionar os impulsos nervosos, este protótipo estimula diretamente a terminação nervosa que seria responsável pela sensibilidade das mãos caso a pessoa não tivesse sofrido a amputação.

Além dessa vantagem de precisão e ampliação da sensibilidade, o mecanismo em desenvolvimento tende a promover efeitos de sensibilidade permanentes, algo que, em equipamentos que funcionam com estímulos elétricos, começa a ser menos efetivo depois de 18 meses. A tecnologia ainda não está pronta e precisa ser aprimorada, tendo a previsão de chegar ao mercado entre 5 e 10 anos.

edward1

Será que teremos em breve, algo como o braço mecânico do Edward Elric? Próteses dessa maneira seriam bem interessantes também.

Via: Tecmundo