Você sabe o que é BitCoin?

bitcoins

Bit é a menor unidade de informação que pode ser transmitida, e coin vem do inglês moeda. Por isso BitCoin. De uma forma literal é uma moeda digital. Criada por Satoshi Nakamoto, projetada em código aberto que, ao contrário das moedas convencionais, não necessita possuir em emissor centralizado devido ao seu conceito peer-to-peer permitindo a qualquer um gerar o dinheiro digital.

Por ser uma das pioneiras, o BitCoin vem crescendo continuamente, e mais e mais pessoas vem usando o novo sistema de moeda digital. A moeda já tem 5 anos de vida, mas ainda segue firme e forte. Por não ser controlado por nenhum governo, se tornou uma forma fácil de realizar transações sem nenhum tipo de imposto, ou taxa.

Confira o vídeo, em que mostra de uma maneira simplificado o que são os BitCoins:

Mas o que podemos adquirir BitCoins?

Desde comprar jogos online, como na plataforma do SteamBits, ou no caso aprender eletrônica ou até mesmo comprar uma Pizza!. O site Zunkabits, fez uma lista de 14 itens que são possíveis comprar com BitCoins. Além de ter possibilidade de você está indo ao espaço somente com BitCoins, de acordo com a Virgin Galactic. Além de existir caixas eletrônicos onde você pode verificar a sua moeda e trocar por dinheiro!

Mas afinal de contas como posso “minerar” BitCoins?

Você pode minerar BitCoins, desde usando seu processador, ou mesmo a sua placa de vídeo. Anteriormente, usuários mantinham seu computador ligado 24 horas, somente para estar minerando blocos de BitCoins . Entretanto o Leandro César, criador do BitCoin Brasil recomenda, caso você queira se tornar um “minerador de verdade”, o uso de placas ASIC, placas de circuito integrado que permitem uma maior mineração da moeda digital. São um pouco caras, entretanto trazem um grande retorno ao usuário. Você pode encontrar Mineradores USB no Mercado Livre, ou comprar grandes mineradores como os da ButterFly Labs que saem por volta de 2000 Dólares.

Bitcoin-Litecoin-DogeCoin-620x330
Bitcoin, Litecoins e DogeCoins

Mas eu não quero BitCoins, tem outra moeda?

Existe uma infinidade de moedas que você possa estar escolhendo, desde o GoldCoin, ao Leaf Coin. As moedas mais famosas são o BitCoin, LiteCoin e agora os DogeCoins! São todas cripto moedas, e tem um valor de mercado variado. Hoje 1 BitCoin vale cerca de 1500 reais.

Então vou investir todo meu dinheiro em BitCoins!

Não!!! Mesmo sendo uma moeda em expansão, o preço dos BitCoins são instáveis. Funciona como a bolsa de valores, aonde varia o preço continuamente. Além disso, a segurança em relação aos BitCoins é incerta, a pouco tempo atrás a maior casa de câmbio de BitCoins do mundo desapareceu. Por mais que a moeda seja inovadora, é necessário algo que garanta a segurança dos usuários, como seguros em caso de perca, ou roubo da moeda, e uma taxa de câmbio fixa ou pelo menos algo semelhante a isso.

BTCUSBASIC
Minerador ASIC de BitCoins

Então não devo investir em BitCoins?

Talvez. Por ser uma moeda ainda recente e não ter nenhum controle, o investimento agora pode ser muito arriscado, mas nada impede de você investir em algumas placas especificas para mineração, desde que você tenha condições suficientes para isso.

Tanto o BitCoin quanto as outras moedas digitais, poderão se tornar em pouco tempo, o dinheiro que usaremos para transações talvez nas próximas duas décadas, entretanto ainda é muito cedo para definir o que serão das moedas nesse futuro não tão distante assim.