Dr. Octopus pode se tornar real, conheça o braço biônico em forma de tromba

Doctor-Octopus-750x600

Muito provavelmente você deve conhecer o Dr. Octopus, o célebre cientista Otto Octavius, e um dos grandes vilões do Homem Aranha. Na série original, Otto cria quatro braços biônicos para ajudar na manipulação de materiais radioativos, mas por um leve descuido seus braços biônicos presos em seu abdômen acabam se fundindo com seu corpo, e transformam o Dr. Otto, no grande arqui-inimigo do Aranha.

Entretanto, pelo menos por enquanto pode ficar tranquilo. A empresa alemã Festo conseguiu criar um braço robótico semelhante ao Dr.Octupus, mas não tem nenhuma previsão de fundir ele no corpo de ninguém.

A empresa apresentou um conceito do acessório em 2010, data de criação do vídeo acima. Quatro anos depois, segundo a NewScientist, a promessa foi cumprida. Nos laboratórios, é possível interagir com um sistema de braços mecânicos (que, na verdade, são mais inspirados em trombas de elefantes) que podem fazer muitos trabalhos mecânicos com precisão.

O equipamento pode ser usado para pegar objetos, trocar lâmpadas e adaptar-se a vários setores de trabalho. O mais incrível é que ele tem uma espécie de “memória muscular” que é parecida com o que os bebês fazem no início da vida – ou seja, com treinos de tentativa e erro, é possível condicionar os membros feitos por ligações de tubos pneumáticos extremamente finos a repetirem uma ação e guardarem o processo no sistema. Se você ordena ao robô para fazer um movimento para a esquerda duas vezes, por exemplo, vai notar maior fluidez e velocidade na segunda ação.

A aprendizagem pode ser feita manualmente, até mesmo por quem não tenha nenhum envolvimento com o projeto em si. O que é um grande passo para o lançamento dos braços biônicos em escala comercial.

De qualquer forma, é melhor o Homem-Aranha se preparar, quem sabe se um novo super-vilão aparece por aí e quer se tornar o novo Dr. Octopus?

Via Tecmundo