NASA terá uma nova Nave Espacial em forma de Girassol

 

naveespacial
Não pense que é uma nova forma de nave espacial somente porque é mais bonita :D. A Nasa está com o projeto PlanetQuest, que busca por novos exoplanetas habitáveis. E eles estão se esforçando bastante para estar montando isso, tanto que estão criando uma nave em formato de girassol para isso.

O conceito é simples: para conseguir vez planetas distantes de nós, precisamos bloquear a luz das estrelas que os iluminam, que são bilhões de vezes mais intensas do que a luz que o planeta reflete. Eis o que a nave espacial faz:

Trabalhando em conjunto com um telescópio espacial, a starshade será capaz de se posicionar precisamente entre o telescópio e a estrela que está sendo observada, e poderá bloquear a luz estelar antes dela atingir os espelhos do telescópio.

Com a luz das estrelas suprimida, a luz vindo dos exoplanetas orbitando a estrela seria visível. Usando esta tecnologia, astrônomos conseguiriam tirar fotos dos exoplanetas – imagens que nos dariam pistas para saber se tal mundo pode ou não suportar vida.

jtdwwzfxsgaicqf0mcsp

Entretanto, existe um motivo para a StarShade lembrar uma flor, de acordo com o engenheiro líder do projeto no JPL da NASA, Dr. Stuart Shaklan:

O formato das pétalas, quando visto à distância, cria uma borda suave que causa menos flexão nas ondas de luz. Menos flexão nas ondas de luz significa que a sombra da starshade será escura, e assim o telescópio consegue imagens dos planetas sem ser oprimido pela luz das estrelas.

Entretanto mesmo que seja bem simples a ideia, não é tão fácil assim. Em primeiro lugar, a starshade precisa ser lançada a partir de um pequeno pacote para se tornar essa superfície grande e complexa com uma geometria complexa. E então, o que é ainda mais complicado, ela precisa se mover independentemente do telescópio, segundo Shaklan:

Podemos usar um telescópio espacial pré-existente para tirar as fotos. A starshade terá propulsores que permitirão que ela se move para bloquear a luz de diferentes estrelas.

De qualquer maneira, não deixa de ser fantástico! Quando será que essa nova nave irá para o espaço?

Via Gizmodo