Qual a causa do Déjà Vu?

Deja_Vu

Você em vários momentos teve a impressão de ter passado em tal lugar, ou acontecido algo que já tenha visto antes?  Esse fenômeno é conhecido de Déjà vu.  Déjà vu é literalmente o “já visto”, em francês. O termo foi utilizado pela primeira vez pelo pesquisador parapsicológico Émile Boirac, no início do século XX e muito provavelmente você já tinha tido um desses.

Diferentemente de Matrix, onde  o Déjà Vu significava uma alteração no mundo virtual quem sabe não seja isso mesmo, a paramnesia, a sensação de ser testemunha de algo novo como se tivéssemos visto com anterioridade aconteceu com pelo menos 70% das pessoas da Terra.

Alguns outros dados incluídos em um estudo publicado em 2003 afirmam que a ocorrência dos déjà vu  tanto faz entre homens e mulheres de diferentes raças, mas que acontece com maior freqüência entre pessoas entre 15 e 25 anos de idade. Isto fez com que os especialistas acreditem que o fenômeno poderia estar relacionado a neurotransmissores como a dopamina, que são mais altos em adolescentes e adultos jovens.

Esta explicação foi bem acolhida por parte da comunidade científica quando souberam o caso de um médico de 39 anos, que ao adoecer de gripe, tomou amantadina e fenilpropanolamina, duas substâncias que aumentam a atividade da dopamina no cérebro. Depois de 24 horas com a medicação, o homem reportou frequentes episódios de déjà vu; a reportagem de 2001 na Journal of Clinical Neuroscience afirmou também que quando o homem deixou de tomar a medicação, os déjà vu também desapareceram.

parallel
Também existem outras formas de Déjà Vu como o Jamais vu (“nunca visto”), por exemplo, é a sensação de estranheza em frente a algo sumamente familiar, por exemplo: estar em nossa própria casa e sentir que não é nossa; ou o déjà entendu (“já escutado”), que ocorre quando alguém sente que escutou uma palestra ou uma melodia com anterioridade, mas é incapaz de recordar onde.

Por mais que existam formas diferentes de Déjà Vu, a mais assombrosa é a sua versão clássica, onde pensamos que o disco da realidade possa estar se arranhando, e  nós estejamos vivendo em um mundo paralelo.Quem sabe os Déjà Vu não sejam visões dos infinitos universos que vivemos?

Via FatosDesconhecidos