Como surgiu o sistema de bate papos na Internet?

MechaE continuando as matérias especiais, dessa vez o Mecha Dragon conta a história dos Chats da Internet! Será que você se lembra de todos eles?

mirc

O primeiro chat que foi usado de forma geral, foi o IRC! Em agosto de 1988, Jarkko Oikarine, criou o primeiro programa de chat chamado de  INTERNET RELAY CHAT. Criado com os propósitos primordiais de discutir sobre computadores, o IRC virou uma febre por vários usuários, e usaram especialmente para trocar arquivos e informações. Durante a Guerra do Golfo e a Copa Soviética, semostrou uma grande ferramenta de troca de informações e notícias por vários usuários. Até hoje o IRC é ainda muito usado com milhares de redes e milhões de usuários em todo mundo.

msn-e-o-co_1354734670815Enquanto o IRC se firmava como a principal ferramenta de comunicação, um pouco depois uma ferramenta muito conhecida estava por surgir.O MSN ou MicroSoft Network foi criado em 1995 pela Micosoft, para o lançamento em conjunto com o Windows 95. Por ser uma ferramenta de simples acesso e com a possibilidade de chamadas de vídeo, o MSN continuou vivo até o fim de 2012, quando a Microsoft comprou o Skype e por fim decidiu que aquele seria seu serviço principal de mensagens.

icqUm pouco depois do MSN, surgia o ICQ,  que foi o primeiro serviço gratuito de mensagens instantâneas, e serviu como base para a maioria de serviços de mensagens disponíveis atualmente, e surpreendentemente foi criado em apenas 2 meses por 4 programadores de uma pequena empresa em Israel. Por ser um pouco complicado, e ter que “guardar números”, caiu em desuso e foi totalmente “obliterado” pelo MSN Messenger. Foi comprado pela AOL (América Online) em 1998, por cerca de 507 milhões de Dólares.

Já no Brasil, a explosão dos bate-papos começou com a sala de Bate-Papo UOL. Existia e ainda existe, várias salas, onde os usuários podem trocar informações com desconhecidos e formar amizades,  o único requirimento era um apelido (Nickname) para que pudesse entra na sala. Devido a essa facilidade de acesso, a sala de bate papo da Uol ficou tão famosa. Boatos dizem que sites foram criados a partir dessas salas de bate papos, e até mesmo do IRC.

logo_skypeSkype  já é um pouco mais recente, foi criado em 2003, por AHTI HEINLA, PRIIT KASESALU, JAAN TALLINN, e é baseado no protocolo VOIP (Voice Over IP – Voz sobre IP). Baseado especialmente em conversas online, o Skype é o programa perfeito para conversar com seu amigo por “telefone” que mora no Japão, por exemplo. Ele permite que faça vídeo conferências,  transmite arquivos, converse pelo chat. Em outras palavras, o Skype é um Chat com áudio!

tencent_penguin

Este muito talvez não conheçam, mas o QQ (Tencent QQ) é um aplicativo muito semelhante ao MSN, e criado na China! Com mais de 800 milhões de usuários, é o maior serviço de mensagens instantâneas da China, e o segundo maior do mundo, somente atrás do Skype! Além disso a Tencent, também é concorrente do WhatsApp, com o WeChat que já tem mais de 300 milhões de usuários.

Whats

E finalizando a lista e sendo um dos mais importantes, o WhatsApp!. Sendo a principal ferramenta entre troca de mensagens por Smartphones, o WhatsApp conta com mais de 460 milhões de usuários, e recentemente foi vendido ao Facebook por 16 Bilhões. Tendo uma interface simples, e não tendo nenhuma propaganda, o WhatsApp conseguiu fazer história no sistema de bate papos. Terá um serviço integrado com o Facebook, que permitirá chamadas por voz diretamente pelo aplicativo.

O Facebook e o Twitter, também são excelentes ferramentas de bate-papo, mas como são primordialmente redes sociais, ficarão de fora da lista.

E você acha que faltou alguma ferramenta? Comente!

Baseado em Big Museum of Internet, Você Sabia