Pesquisadores descobriram como fazer capas invisiveis do tamanho de um jato

Jato

De vez em quando aparece alguma história de que pesquisadores descobriram uma forma real de fazer um jato invisível ou algo do tipo, entretanto até agora não é possível encobrir um objeto totalmente a olho nu.

Parte do problema, até recentemente, tem sido simplesmente uma questão de escala. Os cientistas sabem há anos que os metamateriais feitos de tecidos sintéticos podem ser usados ​​para controlar a propagação da luz. O problema é que eles só podem fabricar o material em tamanhos microscópicos.

Agora uma equipe de pesquisadores da Universidade Central da Flórida liderada por Debashis Chanda, aperfeiçoaram uma técnica de impressão por nanotransferência que torna possível a criação de grandes áreas do metamaterial. Cerca de 4 polegadas quadradas (40 Centímetros). A partir daí, os pedaços podem ser costurados por uma ferramenta automática que permitiria que o metamaterial possa cobrir grandes áreas.

Então, essa tecnologia poderá ter verdadeiras aplicações práticas na vida real? De acordo com Debashis sim “Essa fabricação dos  metamateriais em grandes-áreas seguindo uma técnica de impressão simples vai permitir a criação de novos dispositivos baseados em respostas ópticas projetadas em nanoescala“.

Entretanto, isso não diz que já podemos criar a capa da invisibilidade do Harry Potter, ainda há muita coisa a ser feita. Por enquanto o novo nanomaterial, só consegue desviar o espectro vermelho e azul, não todo o espectro de luz. Mas Chanda acredita que a tecnologia no futuro, poderá ser usada para se esconder de caças inimigos, se camuflando e explorar vários sensores de infravermelho.

Por mais que a nova tecnologia esteja andando de forma rápida, Chanda disse para não esperar algo para um futuro tão próximo assim.

Será que teremos realmente uma verdadeira capa da invisibilidade ou será mais uma das capas furadas?

Via Motherboard