Seus sinais cardíacos podem ser monitorados por sinais Wi-Fi agora!

keep-alive

Ah a tecnologia, sempre fazendo coisas que nos surpreendem. O Instituto de Tecnologia de Massachusetts nos EUA criaram uma maneira de verificar os batimentos cardíacos por meio de ondas WIFI.

Pesquisadores de Ciência da Computação e Inteligência artificial transmitiram um sinal Wi-Fi de baixa frequência e verificaram quanto tempo o sinal demoraria para “rebater” de volta.  Como existe mudanças nos sinais refletidos, isto permitiu a equipe verificar como se comporta os batimentos cardíacos.

Baseado na movimentação do diafragma de uma pessoa, o grupo CSAIL pode determinar sua freqüência cardíaca com precisão de 99 %. O sistema pode controlar até quatro pessoas ao mesmo tempo.

“É muito difícil capturar esses movimentos que ocorrem a uma taxa de meros milímetros por segundo”, disse o co-autor do papel Dina Katabi em um comunicado . “Ser capaz de fazer isso com um baixo custo, a tecnologia acessível abre as possibilidades para que as pessoas sejam capazes de monitorar seus sinais vitais por conta própria.”

Além do monitoramento de um bebê, o sistema também pode ser usado em cenários de busca, ou simplesmente para controlar suas próprias estatísticas de saúde.  A equipe do MIT está agora interessado em expandi-lo para que ele possa ser usado para controlar as emoções, que também estão ligadas à freqüência cardíaca e a respiração.

Quem sabe isso não ajude bastante? Só penso como seria ter que testar em 200 pessoas…

Via Gigaom.com