Conheça o Gliese 832c, novo exoplaneta encontrado e que pode suportar vida

Gliese832c-970x545

Por muito tempo cientistas tentam encontrar planetas que possam ser habitáveis para os seres humanos, e já conseguiram encontrar algumas possibilidades como a Lua Europa de Júpiter e outros planetas por aí.A parte bacana, é que dessa vez acharam, só que não tão longe assim da Terra.

Conhecido como Gliese 832c, o exoplaneta está em zona habitável, e fica somente a 16 anos luz da Terra. Para métodos de comparação, a Via Láctea tem 1000000 anos luz de largura. A “Super Terra” tem aproximadamente 5 vezes o tamanho da Terra, e faz o movimento em volta da sua estrela em apenas 36 dias. Como o centro do seu “sistema Solar”é uma anã vermelha, isso Gliese 832c recebe a quantidade perfeita de energia para que possa existir água na superfície.

Também Gliese 832c,é um dos exoplanetas mais parecidos com a Terra, conseguindo o índice de 0.81 no ESI (Índice de Similaridade com a  Terra).

Entretanto por enquanto pode parecer incerto a similaridade de Gliese com a Terra, alguns cientistas acreditam que o novo exoplaneta descoberto possa ser mais parecido com Vênus, com seu clima árido e com o grande efeito estufa.

E vale lembrar que existe vários outros planetas que podem ser potencialmente habitáveis, como mostra no gráfico o Catálogo dos Exoplanetas Habitáveis (LY = Light Years, Anos Luz):

HEC_All_Distance
Clique na imagem para ver maior

Entretanto, o nosso maior problema é em achar uma maneira rápida para estar chegando até esses planetas, a Voyager 1 é a nave espacial mais rápida já construída e consegue chegar a 278.280 km/h, cerca de somente 0,000257% da velocidade da Luz e demoraria mais de 16000 anos para chegar na Alpha Centauri, a estrela mais próxima da Terra com 4,2 anos Luz de distância.

Enquanto não conseguirmos criar um sistema de Dobra Espacial, Sistema de propulsão por Velas Solares ou até mesmo Foguetes de Anti Matéria ainda estaremos muito longe de conhecer um desses planetas.

E você, o que acha? Algum dia conseguiremos ter tecnologia suficiente para alcançar esses planetas? Eu quero pelo menos conhecer a Lua!

Via Huffington Post, Gizmodo