Hackers tentam roubar 8,6 bilhões usando boletos bancários!

hackers-600x230
É talvez você não esteja mais seguro! Faz um tempo, descobriram que boletos bancários eram o novo alvo dos Hackers. Onde seu boleto era alterado, e você pagava para o invasor do seu computador. A boa notícia é que a Polícia Federal em conjunto com o FBI descobriram um esquema de R$8.57 Bilhões!

Segundo a Folha de S. Paulo, quase meio milhão de boletos estão nos servidores da quadrilha nos EUA. No entanto, nem todos foram pagos: só a investigação policial poderá descobrir o valor da fraude. 192 mil computadores foram infectados desde 2012, todos com Windows.

O esquema foi descoberto por equipes da RSA no Brasil, EUA e Israel, que se passaram por hackers em comunidades online restritas e conseguiram chegar aos 40 computadores da quadrilha nos EUA.

E como funciona o golpe? Ele envolve o “bolware”, ou malware para boleto. New York Times explica:

Os criminosos infectavam PCs enviando e-mails com links e anexos maliciosos que, uma vez clicados, faziam download do bolware para o computador.

O bolware era instalado no sistema operacional Windows e funcionava através de navegadores web – incluindo o Google Chrome, Mozilla Firefox e Microsoft Internet Explorer – onde ele modificava boletos e redirecionava pagamentos diretamente para contas próprias dos criminosos. O bolware também recolhia as credenciais de e-mail dos usuários, provavelmente para enviar mais e-mails mal-intencionados e infectar mais computadores.

É difícil identificar um boleto falso, porque o original é interceptado antes mesmo que você possa vê-lo: ele é enviado ao servidor da quadrilha nos EUA, modificado e só então exibido para o usuário.

O bolware também afeta o pagamento de boletos impressos: ele detecta quando você digita o código numérico, e o altera para que o valor seja depositado na conta dos criminosos.

Este malware foi detectado pela primeira vez em 2012, mas nunca em um esquema tão gigantesco e organizado por uma só gangue. Segundo a Febraban, entidade que representa os bancos, 95% dos roubos a banco no Brasil se dão através de fraudes eletrônicas.

Mas à Folhaa entidade diz que a manipulação dos boletos “parece tecnicamente inconsistente”, e lembra que boletos representaram só 4,5% do volume de pagamentos no ano passado. Segundo o Banco Central, mais de seis bilhões de boletos foram emitidos no país em 2013.

E o que fazer? Como vou me proteger

Sempre mantendo seu computador atualizado, com um bom Antivirus e tomar cuidado ao acessar alguns sites. Com essas medidas a chance de você ser infectado vai diminuir muito. Também você pode mudar de sistema operacional, mas talvez não de muito certo,  Jason Rader, da RSA, diz estar “preocupado que os hackers vão desenvolver o malware para outras plataformas”.

Via Gizmodo, NY, FSP