Governo da China proíbe funcionários de usar dispositivos da Apple.

china_flag_digital-580x386

É parece que não está legal para a Apple lá na China. Há algumas semanas, a influente emissora estatal da China decidiu que o iPhone é um “problema de segurança nacional”, por causa de um recurso para rastrear a localização dos usuários. Agora, o governo da China decidiu proibir seus funcionários de usar iPads e MacBooks.

Segundo a Bloomberg, o governo chinês retirou dez produtos da Apple – incluindo o iPad, iPad Mini, MacBook Air e MacBook Pro – da sua lista de compras. Isso significa que seus funcionários não poderão encomendar os produtos.

Funcionários do governo explicam à Bloomberg que a decisão é baseada em “questões de segurança”. Em julho, o canal CCTV reclamou do recurso “Locais Frequentes” no iOS 7, e citou pesquisadores dizendo que esses dados poderiam revelar vantagens econômicas da China ou “até segredos de estado”. E realmente poderiam se… a Apple não explicasse seu funcionamento.

Locais Frequentes: seu iPhone manterá um registro dos lugares em que você esteve recentemente (bem como quantas vezes e quando você visitou esses lugares) a fim de aprender quais são os lugares importantes para você. Esses dados serão mantidos somente no seu dispositivo e não serão enviados à Apple sem o seu consentimento. Eles serão usados para fornecer a você serviços personalizados, como rotas de trânsito preditivas.

A Apple em resposta, informou que o recurso “Locais Frequentes” não é ativado por padrão. Mas isso não é bem verdade: quando você ativa os serviços de localização – que usam GPS, Wi-Fi e triangulação de redes celulares – o dispositivo ativa também o recurso que guarda os locais visitados.

A reação da China talvez tenha sido exagerada: afinal, eles baniram até mesmo os MacBooks, que não têm o recurso “Locais frequentes”. Mas isso envia uma mensagem forte e clara para os EUA: produtos ocidentais não são bem-vindos por lá.

O Windows 8 já foi banido dos computadores do governo chinês, e como sabemos o Google não tem relações amistosas com a China.

É… acho que logo em breve a China, não terá sistemas externos…

Via Gizmodo