Cientistas podem ter provado a teoria de como a energia do Sol pode ser gerada

Do-que-o-Sol-é-feito

De acordo com o site Space.com, uma equipe composta por mais de 100 cientistas parece ter detectado os neutrinos criados pelo processo de fusão que ocorre no núcleo solar! A descoberta pode revelar mais informações a respeito dessas partículas e como elas completam sua jornada de milhares de anos desde o coração da estrela até chegarem à superfície do nosso planeta.

Os neutrinos provenientes do Sol são produzidos durante as reações de fusão que ocorrem no núcleo solar. Então, essas partículas são emitidas pela estrela quase na velocidade da luz, e um número estimado em 420 bilhões delas atinge cada milímetro do nosso planeta por segundo.

O mais interessante é que enquanto a luz e o calor que vemos e sentimos diariamente leva cerca de oito minutos para viajar do Sol até a Terra, a energia produzida pelo núcleo da estrela demora centenas de milhares de anos para chegar do núcleo até a superfície e, então, ser emitida até nós.

30140252263002

O problema em se confirmar esse processo é que os neutrinos são capazes de passar pela matéria praticamente sem sofrer maiores alterações, o que os torna bem difíceis de detectar. Assim, durante os experimentos, os pesquisadores evidentemente não foram até o Sol nem mandaram sondas espaciais até lá, mas empregaram um instrumento ultrassensível chamado Borexino que fica localizado na Itália.

Esse equipamento fica enterrado a 1,4 km de profundidade e é um dos detectores de neutrinos mais sensíveis do mundo. O que os cientistas fizeram foi reproduzir as reações de fusão que ocorrem no núcleo do Sol e depois comparar os dois tipos de energia solar irradiada, confirmando o processo que dá origem à energia emitida pelo astro.

Será que teríamos como fazer um processo reverso? Ou seja descompilar e descobrir a forma que a energia é gerada, e fazer nós mesmos? Seria incrível se algum dia tivéssemos a capacidade de fazer a energia de uma estrela não?

Via MegaCurioso