Conheça o Robô Submarino que é capaz de localizar contrabando embaixo d’água

MIT-Underwater-Robot-02

E você achando que somente drones poderiam fazer isso não? Um robô aquático desenvolvido por uma dupla de pesquisadores do MIT pode mudar como os contrabandos são realizados. A ferramenta é capaz de localizar mercadorias escondidas até mesmo embaixo d’água, característica que seria ideal para verificação de navios e embarcações marítimas.

Os criadores do dispositivo, o estudante Sampriti Bhattacharyya e o professor de engenharia Henry Asada, apresentaram o trabalho durante a IEEE/International Conference on Inteligent Robots ands Systems, evento realizado recentemente. Eles estimam que o custo unitário de cada uma das máquinas deve ser de aproximadamente US$ 600.

Para construir o robô, ambos utilizaram modelo impresso em uma impressora 3D. A dupla acredita ainda que a partir da produção em grande escala, o custo unitário de cada peça deve cair significativamente. Um segundo protótipo, com recarga wireless, maior capacidade de bateria e habilidade de escanear cascos de navios sem ter que tocá-los já está em desenvolvimento.

E agora? Será que isso realmente vai impedir o contrabando?

Via Tecmundo/MIT