Nova bateria dura 20 anos e recarrega em minutos

super-battery

Já pensou em uma bateria que recarrega em minutos e dura 20 anos? Cientistas da Universidade Tecnológica de Nanyang, em Cingapura disseram que desenvolveram uma bateria de lítio-íon que pode ir de zero a 70% da capacidade de energia em dois minutos. As baterias de lítio-íon são normalmente são usadas ​​em telefones e tablets.

A nova bateria deve durar 10.000 ciclos, uma vida útil estimada em duas décadas e mais de 10 vezes mais do que o que estamos acostumados.

Em contraste, a Apple diz que suas baterias de telefone são projetadas para “reter até 80% da sua capacidade original em 500 ciclos de carga completa.” Geralmente, quanto mais você recarregar uma bateria, mais ela perde sua capacidade de carga ao longo do tempo.

O segredo da nova bateria está em seus polos, que geralmente trabalham com grafite. O grafite é substituído com um gel desenvolvido recentemente feito a partir de um material chamado dióxido de titânio que está presente no solo. É também um ingrediente ativo em protetor solar.

Os pesquisadores foram capazes de moldar o dióxido de titânio para um formato tubular, que é aproximadamente mil vezes mais fino que um cabelo humano. O gel acelera as reações químicas que ocorrem no interior da bateria, impulsionando para uma recarga muito mais rápida.

Os cientistas de Nanyang acreditam ainda que o principal uso da bateria será na indústria automotiva, como nas baterias de carros elétricos. Neste caso, a recarga deve acontecer em 15 minutos e, em 5 minutos, é possível voltar a andar com veículo por algum tempo.

Quem sabe, assim não teremos uma revolução na indústria automotiva?

Via Olhar Digital, Mashable