Já pensou em ter sua conta do Google protegida por uma chave física?

GoogleChromeKeyChain01

Uma Chave física? Sim é isso mesmo, e você pode ter uma bem próxima de você ou quase. O Google a partir de agora permite usar uma chave de segurança USB para verificar que você é você mesmo, em vez de exigir um código enviado para seu smartphone.

O novo recurso funciona com uma chave especial USB. Não é só usar qualquer pen drive que esteja perdido por aí; você precisa de algo compatível com o FIDO Universal 2nd Factor (U2F). Acaba simplificando a autenticação de dois passos, pois você não precisa mais copiar um simples código do seu smartphone, e é só plugar e esta feito. Isso significa que você não apenas tem toda a segurança proporcionada por um dispositivo de segundo passo (como seu smartphone), mas também sabe que o site que você está entrando de fato é o Google. Não há como hackers falsificarem isso.

google-chave-seguranca

Para usar a nova forma de autenticação, você precisa, em primeiro lugar, comprar uma chave compatível – qualquer uma com o padrão FIDO U2F serve, mas não é tão fácil assim encontrar uma. A Amazon vende um modelo por US$ 18. Infelizmente a chave só é compatível em sistemas operacionais do Google e em seu navegador.

É um grande avanço não? Só de saber que para ter acesso a sua conta irão precisar de um Pendrive especial, já facilita muito o uso não?

Via Gizmodo