Conheça a Hendo HoverBoard, o primeiro protótipo de Skate voador!

hendo21beta
Hendo Hoverboard – Skate voador

Muitos de vocês devem ter visto, ou pelo menos conhecem a referência do Skate Voador de Marty McFly certo? Bem ele está bem próximo de se tornar realidade, mesmo que seja somente levitando a 2,54 cm do chão.

Criado pela startup americana Ark Pax, o skate voador já teve 18 protótipos diferentes até chegar a versão atual. A empresa ainda busca um grande financiamento no Kickstarter, e precisa de $250.00 (Já passou disso!) para que o projeto possa ser realmente lançado até 15 de Dezembro.

Infelizmente o Skate voador não funciona exatamente como o que o McFly tinha no futuro. A prancha só funciona em superfícies com o material condutor não-ferromagnético (Cobre e Alumínio se enquadram aqui), já que seus 4 motores de flutuação usam o princípio da Lei de Lenz que diz que correntes são criadas quando ímãs são movidos em relação a um material condutor. Essas correntes, por sua vez, criam um campo magnético oposto ao condutor, o que faz o skate flutuar. É quase a mesma utilizada em trens por levitação magnética,o Mag Lev.

 

4db86978de5a2f5f1895e20188322dcc_large

Com isso a empresa diz que vai montar um parque especial, só para que possa ser usada sua hoverboard. Ainda é possível colaborar para a construção dele com uma doação de US$ 59 (R$ 146). Em troca, a startup promete um bloco com o nome de colaborador ou companhia.

Em entrevista para a Engadget,  Greg Henderson, fundado da ArkPax, diz que sua ideia inicial era fazer prédios flutuarem. ” A ideia original veio de levitar um prédio para fora do caminho do mal. Se você pode levitar um trem com 50000 KG,porque não poderia levitar uma casa?” Depois de alguma insistência, Greg disse que isso poderia ser como um sistema de emergência contra terremotos, que tiraria o prédio de sua fundação, tornando os tremores praticamente inofensivos.

E isso não é tudo? Você achou que acabava por aí? A Hendo ainda tem algo especial para os Backers que contribuírem no nível 299 Obamas. Receberão a Hendo White Box (Caixa Branca Hendo) com um motor de levitação Hendo, e uma superfície para brincar com ele. É um kit de desenvolvimento e Henderson quer que os desenvolvedores construam seus próprios projetos. Se eles têm uma ideia, e  eles quiserem levar para o mercado, a Arx Pax vai trabalhar com eles para tornar a ideia realidade. “A parte mais importante de tudo isso para mim é a ideia de tirar as limitações da forma como pensamos sobre os problemas em geral. Não só pensar fora da caixa, mas fora da página”, diz ele, explicando como a tecnologia Hover poderia ser usada resolver antigos problemas de novas maneiras. “Quando você faz isso – quando você se aproxima de problemas que eram aparentemente impossível de maneiras diferentes -. Você nunca vai deixar de se surpreender com as soluções que você pode encontrar”

6ac835bdf28857ec6d4625eb620ac65c_large

Enquanto as metas delongo prazo estão muito longe do skate voador, tem algumas metas no Kickstarter que pode deixar você animado para contribuir ou não. 250 apoiadores que contribuírem com 100 dólares serão elegíveis para andar por 5 minutos, na base da Hendo Hover, no Vale do Silício nos EUA. Já se você quiser um passeio privado de uma hora, pode contribuir com 1000 Dólares, e terá todo o suporte técnico a sua disposição.
Se você quiser a prancha voadora o display de mesa sai por 149 dólares e a versão em  tamanho real da prancha fica por 349 Dólares. Agora se estiver esperando a prancha de verdade, terá que aguardar o lançamento, pois as 10 unidades já foram vendidas por 10 Mil Dólares.

Lembrando que a prancha aguenta por enquanto 227 KG, e prometeram que em versões futuras irão acertar isso. Ah sim, a data de lançamento? Será em 21 de Outubro de 2015. O dia que o Mc Fly chegou no futuro!

Incrível não? Será que até lá não conseguem fazer um anti-graviton e implantar na Hoverboard? 😀

Via Engadget, OlharDigital, KickStarter