Pesquisador de Segurança utiliza ondas de rádio para roubar dados de rede isolada

Vírus

Você acha que está totalmente isolado, mesmo quando você está sobre uma rede “air gap” totalmente desconectada? Talvez não. Pesquisadores de segurança da Ben-Gurion University em Israel encontraram uma maneira de obter dados de redes fechadas usando pouco mais do que um monitor padrão e ondas de rádio FM.

Eles utilizaram um truque bem inteligente: Os pesquisadores criaram um aplicativo chamado keylogging AirHopper que pode transmitir frequências de rádio, explorando o display do PC. Um aplicativo em  smartphone equipado com FM (O Rádio do seu Celular) pode decodificar essas transmissões e gravar da máquina atacada as teclas em tempo real.

Não é a primeira vez que as ondas de rádio FM são utilizadas para o roubo de dados de uma rede segura, mas este método pode ser feito sem que o PC esteja ligado a uma rede externa e não depende de nenhum dispositivo ligado no computador. Como métodos anteriores, ele  tem um alcance relativamente curto (cerca de 7 metros) e não pode transmitir mais do que alguns bytes por segundo, mas isso é mais do que suficiente para prender senhas ou outros dados sensíveis.

O grupo de pesquisadores já liberou um vídeo curto sobre o exploit em ação, e pretende dar mais detalhes na Malcon2014 ainda essa semana.

É… Seus dados nunca estarão protegidos de verdade…

Via Engadget