Robô Philae pousa em cometa e a bateria já acabou

20141112071504770ap
Nesta ultima Quarta-Feira um dos maiores feitos da humanidade no espaço foi realizado. Pela primeira vez na história, o homem conseguiu pousar um robô em um cometa. Esse projeto durou 10 anos e a ESA tem muitos motivos para estar orgulhosa disso.

O robô Philae liderado pela sonda Rosseta responsável por levar o robô ao cometa, já está enviando dados para a Terra.

A missão é muito importante, já que é uma grande chance que os dados do cometa (poeira, compostos químicos…) possam dizer como foi o surgimento dos planetas e até do Sistema Solar. E ainda a descoberta de como surgiu a vida na Terra, já que uma das teorias se baseia que a vida surgiu na Terra, graças a um choque com um cometa.

Entretanto o robô, agora está inativo devido a falta de bateria. Os dados foram transmitidos neste último Sábado (15) e aparentemente tudo correu  como era previsto. “Recebemos tudo. Tudo aconteceu exatamente como estava previsto. Conseguimos, inclusive, fazer a rotação para otimizar a recepção da luz nos painéis solares”, declarou Bibring

“O Philae está em modo inativo. Todos os dados da primeira sequência científica foram baixados com êxito”, anunciou a Agência Espacial Europeia (ESA) no Twitter.

Bem, agora é aguardar que o novo robô, volte a ativa e continue enviando os dados. Para isso ele vai precisa carregar as suas baterias e esperar que saia do lado escuro.

Via G1