Já pensou em uma máquina que transforma água em gasolina sintética?


sunfire+Power-to-Liquids+Synthese_300dpi

Mesmo já tendo vários veículos que funcionam com um motor elétrico, ainda vai demorar para eles consigam substituir totalmente os motores de combustão tradicionais. E o que aconteceria se os combustíveis fósseis acabassem? Motores de energia solar, eólica? Talvez água possa ser a solução!

A companhia alemã Sunfire GmbH acha que tem a solução para transformar H20 e dióxido de carbono em hidrocarbonetos líquidos em diesel, querosene e gasolina sintéticos de acordo com o CNET. Eles conseguem fazer esse milagre utilizando uma combinação do processo Fischer-Tropsch , com células eletrolisadoras de óxido sólido (SOECs, na sigla em inglês). Os SOECs são usados para converter energia elétrica – fornecida por fontes renováveis, como a eólica e solar – a vapor. O oxigênio, então, é removido deste vapor para produzir hidrogênio.

Na próxima etapa do processo o hidrogênio é utilizado para reduzir o CO2 em monóxido de carbono. Então o H2 e CO resultante são então sintetizados em combustível de alta pureza utilizando o processo de Fischer-Tropsch. E se isso ainda não for o suficiente, o extremo calor gerado pelo processo será utilizado para criar mais vapor. De acordo com a Sunfire, a expectativa é de 70% de eficiência.

sunfire3

A capacidade de reciclagem de CO2 do equipamento atualmente é de 3,2 toneladas por dia, produzindo um barril de combustível durante o mesmo período. “Este equipamento nos permite provar a viabilidade técnica em escala industrial”, disse Christian von Olshausen, CTO da Sunfire, ao CNET.

A Sunfire diz que precisa acertar algum fatores que regularizariam sua atividade,  de uma forma que eles atinjam “nível suficiente de segurança no planejamento”  para que comecem a ter investimentos e consequentemente o projeto seguir adiante.

De qualquer maneira incrível a ideia deles não? Se eles conseguirem elevar a 80% de eficiência e descobrirem um jeito de fazer isso utilizando água do mar, será a solução para os combustíveis fósseis.

E você o que acha? Será que o projeto deles vai adiante?

Via Engadget, CNET, INFO