Grandes Compositores: David Wise

dk-tf-1

O surgimento de um dos mestres:
Nada mais do que justo lembrar de David Wise após seu trabalho recente com “Donkey Kong Contry: Tropical Freeze” para Wii U.

David Wise teve uma importância única e extrema com a saga Donkey Kong Country e foi influenciado por vários estilos musicais e começou sua empreitada com o primeiro instrumento que teve, um piano. Em seguida ele seguiu aprendendo trompete e depois outros instrumentos sucessivamente. Teve banda, toca saxofone (é possível notar seus toques com saxofone na música de créditos de Tropical Freeze) e começou sua carreira em 1985 na Rareware. Manteve-se como compositor único da Rareware até 1994. Ele começou sua carreira quando encontrou dois fundadores da Rareware conforme a citação a seguir: “Estava trabalhando em uma loja de instrumentos musicais, demonstrando um Yamaha CX5 Music Computer para Tim e Chris Stamper. Eu tinha escrito e programado a música para o material demonstrativo. Eles me ofereceram uma vaga”.

Seu sucesso esplêndido se estendeu através da saga Donkey Kong Country (como citei no início) através de sua utilização única com soundchip do SNES e sua mistura de partes ambientais com sobreposições melódicas e harmônicas. Sua forma de compor foi revelada através de uma entrevista. Ele inicia com partes rítmicas e/ou com instrumentos de fundo e depois passa para tampar o restante.

Seu último trabalho foi realizado em “Donkey Kong Country: Tropical Freeze”, trazendo a essência melancólica em algumas composições como “Scorch ‘N’ Torch” e novos toques únicos e nostálgicos em outras composições.

Evolução essencial:
Para quem se lembra de Donkey Kong Country, notará que sua linha de evolução respeita toda a característica de sua carreira com a saga Country. Vamos verificar algumas delas.

Outros exemplos (não inserido como vídeo para não pesar):

A: https://www.youtube.com/watch?v=hRR47I88RJ8

B: https://www.youtube.com/watch?v=Boqy0Q-4c_M

A: https://www.youtube.com/watch?v=T5N0HqIfPGI

B: https://www.youtube.com/watch?v=JFP4wn0dejc