A situação de Superman em Batman VS Superman

movies-superman-batmanBatman VS Superman: Dawn of Justice é uma das produções de super heróis mais esperadas pelo público, envolvendo os dois personagens mais populares da DC Comics. Sabe-se que o filme será o início da criação de multiversos da DC para o cinema, e tudo depende de como esse conceito será aplicado e introduzido no mesmo.

Não só na publicidade desse filme, mas na mídia em geral, o Batman tem sido o foco das atenções, e não é pra menos, pois além de ser uma das franquias mais lucrativas da DC, alavancou sua popularidade com a inesquecível trilogia dirigida por Christopher Nolan. Porém, de acordo com o roteiro escrito antes do início das filmagens, por Chris Terrio, o Cruzado Encapuzado terá uma abordagem um tanto diferente.

No script em questão, a história começa com a origem do Batman, envolvendo a morte de Thomas e Martha Wayne, e em seguida pula para onde Bruce Wayne viaja para Metropolis durante o combate entre Superman e General Zod, situando o personagem no filme. A partir daí, o foco é bastante concentrado em Superman, e as mudanças que o mundo sofreu com sua presença. Após alguns anos dos eventos do filme O Homem de Aço, Clark Kent e Lois Lane passaram a morar juntos, dando um grande passo em seu relacionamento. Clark Kent continua trabalhando no Planeta Diário, mas deixando em aberto quanto as suas satisfações com seu trabalho – Ele é encarregado de encobrir um jogo de futebol entre os times de Metropolis e de Gotham, em detrimento de sua vontade, que era a de escrever a respeito do Batman.

Não muito tardio no filme, Lois Lane se situa no Oriente Médio para cobrir uma história quando Superman aparece para ajudá-la, um incidente que acaba se tornando internacional, devido ao fato de outras nações verem o Superman como uma ferramenta militar para os Estados Unidos. A China, por exemplo, não o quer em seu espaço aéreo.

BatmanvsSupermanA partir desse ponto, fortes referências ao filme O Homem de Aço são feitas, no momento em que Superman enfrenta um grande vilão do filme e desmembra sua trama, e diz ao vilão, “Não vou quebrar seu pescoço, vou levá-lo a prisão“, ou seja, uma resposta clara aos críticos do final que levou General Zod. Apesar de que, mais tarde, Superman perde sua calma e quebra suas costas, mostrando que ainda não é tão experiente quanto a seu código moral.

Quanto a ser protetor das pessoas, quando a luta do juízo final começa, General Swanwick diz aos militares que irá mover a batalha para um local desabitado por ele ser um herói, e isso é o que os heróis fazem. Novamente esta sendo uma cena de resposta quanto aos questionamentos ao filme de 2013. Outro detalhe interessante é que Swanwick, que estava atrás de Superman com seus drones no filme anterior, serve como suporte para esse filme. Assim sendo, parece que a maioria das pessoas – exceto Lex Luthor e um cauteloso Batman, que estão preparando armas anti-kryptonianas – acreditam que Superman é um herói.

Ao contrário da publicidade e apelo público enorme que o Homem Morcego possui, Bruce Wayne terá um papel coadjuvante no filme, de prioritária importância para o protagonista do filme, visto que é interessante esse ponto de vista: Um vigilante velho e experiente que vê alguém “novo no ramo” contrastando suas ideias de como defender o bem.

Concluindo, o filme em questão está mais para uma sequência de O Homem de Aço do que necessariamente um filme do Batman, que servirá mais como um teste tanto psicológico quanto físico para o Superman. Ainda há muitas questões quanto ao filme, como o paradeiro da Mulher Maravilha, o papel que a mesma terá no filme, seria para apartar a briga entre os heróis ou algo mais?

Trindade-DC-700x400Batman VS Superman: Dawn of Justice irá aos cinemas no dia 25 de Março de 2016.

Fonte: Badass Digest