Já pensou em ouvir trilhas sonoras de jogos antigos? Conheça o SNDTST!


SNDTST1

Seria legal relembrar as músicas dos jogos da sua infância não? Agora você pode fazer isso de uma maneira muito mais nostálgica! O SNDTST é um site totalmente aos moldes da era 8 BITS com centenas de trilhas dos jogos da década de 80 e 90. Desde Sonic The Hedgehog a Duke Nukem 3D, o site apresenta uma grande variedade de musicas da era de ouro dos games. E vale lembrar que a melhor música para estimular sua mente no trabalho e nos estudos é a dos games. 

SNDTST3

E o mais bacana que tudo é bem simples, basta entrar no site (em inglês), selecionar o jogo que você deseja escutar as trilhas sonoras e pronto você terá um grande player nostálgico tocando todas as músicas do seu jogo preferido. Você também pode fazer o download de todas as músicas para ouvir quando você quiser.

SNDTST2

E tem mais! Tem alguma música que você quer ouvir e não está na lista? Você pode mandar um Tweet para os autores do site para incluírem sua trilha sonora no catálogo. Também tem um jogo de adivinhação disponível se você tiver com algum tempo livre.

E para fechar com chave de ouro, o criador do SNDTST, Jason Sperke, nos concedeu uma pequena entrevista sobre sua grande criação:

1- Você pode nos explicar o que motivou a criação do SNDTST?

Originalmente eu queria tocar a música da Star Light Zone no meu celular de uma maneira que se parecesse muito com a tela de seleção de níveis de Sonic The Hedgehog. Eu fiz um código simples em HTML e Java Script e eu tinha um player básico muito parecido com o que queria (Bem semelhante ao que está agora). Então eu abandonei o projeto durante 6 meses. Então eu estava assistindo um vídeo do Game Sack, que mencionava que Gradius III tinha uma excelente trilha sonora (e tem!) mas não havia Sound Test para escutar atualmente. Isto me lembrou do site que eu queria construir, então eu acabei acelerando para terminar ele o mais rápido possível (Eu acabei fazendo isso em 3 dias). O Game #1 no banco de dados é realmente Gradius III (Clique para ir lá). Eu tweetei um link para Joe e Dave (Youtubers do Game Sack) e consegui muitos fãs de lá. O site já transmitiu cerca de mais de 1,3 milhões de músicas, para mais de 67.000 pessoas de 154 países (o top 3 são EUA, Brasil e Chile). É, na verdade, tem sido uma espécie de loucura.

Sonic

2- Você tem outros planos para o site? Como uma Playlist (Eu estou esperando isso)? Ou um aplicativo móvel?

Eu tenho planos, mas é complicado. É impossível imaginar o SNDTST como um negócio. Essas músicas têm um grande valor nostálgico, mas nenhum valor monetário. Se eu criar qualquer receita, provavelmente será muito pequena e só vai servir para despertar os detentores de direitos autorais a avisos que irão desligar meu site. Devido a isso eu tenho que equilibrar qualquer recurso com a quantidade de trabalho que eu estou disposto a fazer com o potencial de ser desligado durante a noite. Uma grande inspiração para este projeto foi o site Mixest , eu gosto da maneira como eles construíram um site simples em torno de um banco de dados muito limitado, eu não os conheço pessoalmente, mas eu imagino que esse era o tipo de projeto que poderia ser produzido ao longo de um fim de semana.

Os maiores planos partem de duas direções diferentes (talvez você ou seus leitores possam me ajudar a decidir). Ambos os planos envolvem  jogar. O primeiro deles é  começar a construir um banco de dados de micro-conquistas para cada jogo (coisas como “O mais distante em Rad Racer sem largar o botão A”, ou “O mais rápido em obter todos os itens em Wizards and Warriors”), então as pessoas podem postar screenshots/fotos ou vídeos YouTube/Twitch deles fazendo isso. Isto é em parte uma extensão do meu trabalho com o pessoal excelente do HighScore.com (Eu patrocinei um desafio NES), algo como um quadro de HighScore, mas com base em pequenas conquistas e eu acho que os desafios serão mais interessantes. Eu comecei recentemente um NES Remix  para Wii U e 3DS, e eu diria que é quase exatamente como este, mas para muitos mais jogos.

O outro plano é criar um aplicativo móvel, onde você pode definir seu status como algo relacionado ao jogo como “Quase começando a jogar Legend of Zelda“. Então, as pessoas que vêem o seu status podem definir os desafios que você pode fazer em conjunto como “O primeiro a terminar o jogo desde o começo” (Eu fiz recentemente este em 3 horas e 1 minuto 🙂 ). Se você aceitar o desafio, então você pode postar fotos no aplicativo para incentivar seus adversários a recuperarem o atraso (ou desistir cedo 🙂 e tudo isso acaba no seu perfil do SNDTST.LegendofZelda

3- Para você, o que foi mais difícil para se fazer no site?

O site base foi construído muito rápido, de modo que a maior dificuldade tem sido tentar e construir a mais legítima coleção de músicas possível. Devido a isso eu tento encontrar cópias físicas dos jogos que estão no site. Eu acho que eu acabo indo no eBay pelo menos uma vez por semana. Eu tentei ser muito seletivo sobre quais os tipos de música que eu adiciono, ficando muito longe de jogos mais recentes (eu ainda não adicionei uma seção para PS1,). Gostaria que o SNDTST  sobrevivesse por algum tempo.

4-Você sempre gostou de jogos? Qual foi seu primeiro videogame?

Isso é fácil, sim, desde que eu tinha cerca de 5 anos (tenho 36 agora). O primeiro jogo que eu lembro de ter visto era do Atari 5200 do meu pai (eu era muito jovem para descobrir como jogá-lo, e ele costumava ficar até tarde e jogar Pac Man e dizer no dia seguinte até aonde ele chegou.). Quando eu fiquei um pouco mais velho eu joguei Super Mario Bros (e fiquei preso na primeira parte subterrânea 1-1) World_1-1_(Super_Mario_Bros.)_Shortcut

(Eu simplesmente não entendia como sair desta sala). Poucos meses depois, meu pai voltou de uma viagem de negócios em Hong Kong, onde ele viu um NES (Nintendinho por aqui). Ele levou meu irmão e eu a Sears para comprar o NES. Lembro que ele pediu ao vendedor os jogos mais populares, onde e ele disse “T & C Surf Designs e Metroid” Nós pegamos os dois e até hoje eu e meu irmão achamos que a sugestão T & C Surf Designs  foi uma farsa :). Mas pelo menos temos Metroid, um dos maiores jogos de todos os tempos.

5- Você pode nos dizer, qual foi o melhor jogo da década de 80/90 (Diga que é o Sonic!)

Minhas respostas teriam que ser Super Mario World para SNES e Wizards and Warriors para o NES. Mas com base na popularidade no SNDTST parece que o Donkey Kong Country  é, de longe, o jogo número 1. Eu só joguei Donkey Kong por um curto período de tempo (eu peguei em um lote de 30 jogos, e não tenho tido muito tempo para avançar nele). Super Mario World é simplesmente perfeito em todos os sentidos, é longo, cheio de segredos e recompensas divertidas. A música é excelente, os gráficos são excelentes e o jogo é perfeito. Wizards & Warriors, para mim, foi o jogo de plataforma perfeito quando eu era criança. Eu levei um tempo para ficar bom o suficiente para vencer os jogos mais difíceis quando criança, mas Wizards & Warriors, enquanto você está desafiando tem uma abordagem muito interessante para você continuar mesmo morrendo. Ele também tem música fantástica, nível de design interessante, e sobre tudo é  um jogo divertido.

 

Incrível não? Então aproveite enquanto é tempo e acesse o SNDTST e curta as músicas que marcaram sua geração!