Pesquisadores da Microsoft pretendem carregar seu Smartphone com lasers!

625j

Manter um Smartphone carregado é um problema que assombra pesquisadores e certamente você há um bom tempo. Por mais que as tecnologias relacionadas a novas formas de bateria, os Smartphones se tornam cada vez maiores e mais potentes e com isso, bem… mais tempo seu smartphone passa carregando.

Entretanto os Smartphones tem uma vantagem interessante relativa a outros mercados, a flexibilidade. A Samsung por exemplo já tentou a utilização de  baterias substituíveis e a Nokia (agora Microsoft) utilizando a recarga de energia via Wi-Fi. Em particular, o carregamento sem fio tem enfrentado uma verdadeira batalha para torna-lo o principal meio de recarga. Isso  devido a uma infinidade de razões, não menos importante, várias empresas tentando lançar seu próprio formato de recarregador Wi-Fi

Recarregadores Wi-Fi apesar de ser uma solução bem interessante, tem alguns empecilhos a serem resolvidos. Primeiro de tudo, a transmissões de energia via Wi-Fi podem ser perigosas para humanos, tanto que os EUA e a China já possuem um sistema de ataque por microondas e utilizam um conceito muito semelhante a transmissão de energia por Wi-Fi. E segundo, infelizmente os carregadores sem fio atuais tem que estar a poucos centímetros de distância para funcionarem de forma eficiente. Ou seja, é a mesma coisa que o cabo, você só não utiliza ele.

system

A Microsoft Research tem uma solução um pouco diferente para esse problema. Ela pretende dirigir o fluxo de energia através da utilização de um feixe de luz. Você leu certo, a Microsoft quer carregar o seu dispositivo com lasers. Dependendo do equipamento usado, a teoria diz que a utilização deste método poderia ser pelo menos tão rápido quanto o carregamento através de uma tomada de parede, o que significa talvez você seja capaz de viver o sonho de uma existência sem cabos dentro de alguns anos. (Por aqui uns 40 pelo menos)

O conceito é diferente dos carregadores sem fio. O dispositivo de recepção, no caso seu Smartphone deverá ser equipado com Células Fotovoltaicas como um painel solar. Ele receberia luz solar, entretanto de uma forma muito mais focada. Também pode ser usado raios infra-vermelhos caso você seja um vampiro e não goste do sol ou  seja noite e você já não tenha mais a presença do Sol. O aparelho também teria um dispositivo capaz de reconhecer quando o feixe for interrompido, desligando em questão de milissegundos.

Embora isto seja somente uma ideia de protótipo, é uma ideia diferente que pode ser usada com outros propósitos. Raios infravermelhos estão fora do espectro de visão humano e poderiam carregar centenas de aparelhos… É realmente é algo a se pensar.

Entretanto enquanto as baterias não conseguirem armazenar uma quantidade considerável de energia (como o Reator Arc) infelizmente por mais que tenham tecnologias inovadoras para melhorar o carregamento dos Smartphones, não irá interferir em muita coisa.

E você, o que acha? um projeto desses pode dar certo?

Via WinBeta